São Paulo, 26 de abril de 2024
Home / Notícias / 32% aceitam orientação de garçom sobre consumo responsável de álcool

Notícias

32% aceitam orientação de garçom sobre consumo responsável de álcool

29/09/2014

Uma pesquisa feita pela empresa de bebidas Ambev mostrou que 32% dos brasileiros com mais de 18 anos entrevistados em uma pesquisa on-line dizem que aceitariam receber orientações do garçom, balconista ou bartender a respeito de consumo responsável de álcool.

 

A empresa entrevistou cerca de 8 mil pessoas no Brasil, Argentina, Bélgica, China, Alemanha, México, Reino Unido e Estados Unidos. No Brasil, foram mais de mil entrevistados.

 

Questionados sobre quais orientações preferem receber do garçom, 44% citaram que gostam de ser aconselhados a comer algo, 36% para beber mais devagar, 24% para procurar uma forma segura de voltar para casa, como táxi ou carona, e 23% para parar de beber. Cada entrevistado podia escolher mais de uma opção.

 

Em outros países, o conselho com maior receptividade é o de procurar uma forma segura de ir para casa: ao todo, 45% do número total de entrevistados elegeram essa orientação como a preferida.

 

O levantamento também mostrou que 44% dos brasileiros não se incomodariam se alguém lhes pedisse o RG para a compra de bebida alcoólica. 37% responderam que ficariam surpresos com o pedido, 11% ficariam lisonjeados, 4% embaraçados e 4% irritados.

 

Em outros países, essa situação é diferente: na Alemanha, por exemplo, 18% afirmaram que ficariam irritados com o pedido da identidade. Entre os norte-americanos e britânicos, é maior a porcentagem dos que se sentiriam lisonjeados com o pedido: 26% escolheram essa opção.

 

A pesquisa foi feita para medir o papel dos profissionais que vendem as bebidas alcoólicas no incentivo ao consumo responsável, segundo a Ambev. A empresa afiram que, só em setembro, treinou 60 mil pessoas para fazer esse papel.