Portal da Enfermagem
Apoio Cultural:
Plantão de Notícias

Fique bem informado com tudo que acontece na área da enfermagem e da saúde! Clique na notícia desejada para visualizar o texto na íntegra.






Domingo: Fantástico investiga erros cometidos por profissionais de enfermagem

9/16/2011
Divulguem   |
A A A

No próximo domingo, 18, o Fantástico, da TV Globo, vai apresentar uma matéria sobre a atuação dos profissionais de enfermagem, cuja chamada da programação é “Fantástico investiga erros cometidos por profissionais de enfermagem”.

 

Ainda durante a chamada, é afirmado que “o Fantástico faz o retrato completo de uma situação alarmante: nunca houve tantos erros cometidos por profissionais de enfermagem nos prontos-socorros do Brasil, como trocas de medicação e falta de atenção no atendimento. São as graves consequências para os pacientes, que, em alguns casos, morrem ou sofrem lesões permanentes. Veja o que dizem as autoridades e os representantes dos profissionais de enfermagem”.

 

Qual a sua opinião sobre o assunto?

Deixe aqui o registro.




Fonte: Portal da Enfermagem


Comentários   Clique aqui para enviar seu comentário.
O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

9/26/2011 - mayara parnaiba-pi
poderia ser uma materia elogiando mesmo com alguns erros que ocorrem com os profissonais da saude. nos dedicamos a atuam nessa area para amenizar a dor e o sofrimeno porque tbm somos seres humanos..e todo mundo erra..faz parte da vida.ser um profissional da saúde,é ter amor a profissão e respeito pela vida..devemos ter no minimo um pouco de respeito..sabemos que a saúde do brasil não é a mais perfeita..mais o que seria sem esses profissionais..estaria pior ainda somos mal remunerados...a verdade..respeito..técnicos,enfermeiros e auxiliares

9/20/2011 - Elisangela sena BH-MG
Estou indignada com a materia do fantastico domingo,bombardea minha categoria desta forma ,imagine se nos daqui uns anos fizermos como os obestetras e pediatras ninguem quer, esta escasso,porque? Deu imaginar? como seria se nao tivesse nos profissionais para estar do lado do doente na hora da dor ,quem vai trocar as fraldas ,quem vai aspirar as secreçoes depois de um horario de almoço corrido,quem vai fazer o que fazemos,nos nao temos tempo nem de sentar pra tomar cafe .Sabe um grande sonho meu hoje que nos TECNICOS ,AUXILIARES E ENFERMEIROS TODOS ,DO MUNDO INTEIRO , FIZERMOS UMA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO ASSIM COMO A DOS PROFESSORES ,ASSIM VCS VAO VER COMO SOMOS MAIORIA E COMO FAZEMOS FALTA.DEIXO AQUI MEU DESABAFO E ESPERO EM BREVE UMA MATERIA NO FANTASTICO FANTASTICO FALANDO DOS ERROS E DA INCOPETENCIA UNS JONALISTAS QUE ESTUDAM TANTO PARA FAZER PERGUNTAS IDIOTAS ,EXEMPLO: UMA MAE ACABA DE PERDER UM FILHO O JORNALISTA VEM E PERGUNTA: O QUE A SENHORARA EATA SENTINDO.

9/19/2011 - maria antonia de andrade dias SP-SP
É tão facil falar mal das nossas entidades de classe, mas o que os profissionais fazem por estas entidades? É preciso cobrar resultados das respectivas diretorias, mas para isto temos que participar, dando um pouco de nosso tempo e de nossas atitudes para melhorar a qualidade do atendimento. Quantos enfermeiros, auxiliares e técnicos competentes se posicionam nos seus locais de trabalho e se recusam a aceitar o dominio de outros profissionais de saúde? Quantos se formam sem saber o básico e nem se interessam em estudar, ou pelo menos melhorar o português para se comunicarem melhor? Quantos RT tem formação em administração e sabem o que fazer para ajudar a equipe a crescer e se posicionar como profissionais? Poucos querem assumir riscos no seu trabalho e fica mais fácil a submissão, esperar que o outro faça alguma coisa... Falo pela minha experiencia como RT durante quase 30 anos briguei e me arrisquei, perdi 2 empregos por isso, mas a nossa equipe deixou marcas... E todos os colegas nos seus trabalhos diários, o que estão fazendo em prol da nossa profissão?

9/19/2011 - Ana Cristina de Sá São Paulo-SP
Todos os comentários dos colegas são pertinentes. Apenas quero lembrar que reivindicações salariais são função de entidades sindicais. Cabe ao sistema COFEN-CORENs fiscalizar o exercício profissional e fazer cumprir a Lei 7498/86. A Enfermagem Brasileira começou bem nos anos 40. Éramos respeitados e fomos pioneiros em tudo na saúde. O que aconteceu ao longo dos anos? Creio que devamos olhar para trás e verificar que há necessidade urgente de resgatar nossa auto-estima e dignidade e enfrentar a crise da Educação (que não atinge somente a Enfermagem, mas tem muito prédio caindo - engenheiros mal formados pessoas morrendo ou muito mal diagnosticadas - médicos mal formados causas absurdas ganhando na justiça - juízes mal formados corrupção à solta - políticos NADA bem formados no sentido mais ético e puro da política que é governar para o povo e não em causa própria, etc.). Fomos talvez bode expiatório nessa história, mas devemos ouvir a crítica e começar melhorando a nós mesmos sem esperar os demais. O que foi ruim, penso, foi expor de tal forma uma categoria profissional com tanta tradição e que tanto fez por este país. Se a saúde está doente, que sejamos a cura a partir da crítica melhorando e acertando.

9/19/2011 - marcelo siridakys São Paulo-sp
Sou ENFERMEIRO, dono do portal ENFERMEIROS INTENSIVISTAS e como formador de opinião, utilizo meu site como um instumento de educação e aprimoramento, tenho o dever de me manifestar em relação a matéria vinculada no programa FANTÁSTICO da rede globo que abordou os erros provocados pelos profissionais de enfermagem. Nossa profissão atualmente passa por uma crise na formação acadêmica de seus alunos o que reflete no caos em que vivemos. Junto a isso, a falta de identificação do profissional com a profissão é outro fator crucial que deve ser levado em conta. Falar em sobrecarga e em más condições de trabalho no intuito de justificar erros e barbáries não leva essa discussão a lugar nenhum. É comum vermos cursos de graduação de enfermagem onde as aulas de anatomia são mininstradas em bonecos, profissionais de outras áreas na direção de cursos de enfermagem, grade curricular insuficiente, com aulas de 30min, grevesna educação, professoressem nenhuma habilitação dando aula entre outras situações. Em que país vivemos? Sou a favor da moralização na educação e na formação acadêmica e questiono a posição de nossos conselhos COREN,COFEN, ABEN e quantos outros ENSexistirem... frente a essa problemática. Infelizmente o que acompanhamos na mídia são ações feitas pelo COREN contra roteiristas de novela que mostram a figura da enfermeira de forma inadequada. Essa, junto com o pagamento da anuidade, são os únicos assuntos que interessam para o CONSELHO. CORENS, COFENS E ABENS, façam algo de útil para a classe e para a sociedade. Honrem o dinheiro que pagamos a vocês Foi lastimátivel ver minha profissão ser manchete nacional numa situação tão degradante.

9/19/2011 - Daniela Souza Nunes Porto Alegre-RS
Quando fazem reportagem da saúde sobre a falta de médicos, o governo corre para verificar, e agora Enfermagem? Somos saúde...

9/19/2011 - ROSANA ALVES Gama-DF
A sobrecarga de trabalho, muitos paciente pra cada técnico em enfermagem visando a quantidade e não a qualidade nas redes privadas.30 horas já...

9/19/2011 - janaina Rezende -
O Fantastico destacou apenas que a Enfermagem esta desatenta e desleixada, ocasionando erros, não enfatizou hora behuma a importancia de nossa profissao nem que somos a maior categoria nas instituições e que nossa carga horaria é maior que a de todos profissionais de nivel superior que trabalham na area da saude!

9/18/2011 - Janaina -
EU acho que nossos conselhos deveriam beter na tecla das 30 hs, sobrecarga de trabalho, salarios baixos, e locais nao apropriados para o trabalho.. Podiamos rebater emcima disso...



Voltar Imprimir Indicar por e-mail Comente está notícia

Cadastre-se

para receber nossos informativos >>>>>