São Paulo, 26 de abril de 2024
Home / Notícias / Escola de Enfermagem da Johnson & Johnson

Notícias

Escola de Enfermagem da Johnson & Johnson

17/06/2011

Há 35 anos, a Johnson & Johnson do Brasil mantém a Fundação Escola de Enfermagem Robert Wood Johnson, que funciona dentro do parque industrial da companhia, em São José dos Campos, interior de São Paulo. A instituição tem 90% de suas atividades financiadas pela própria empresa, o que garante mensalidades cerca de 60% mais baratas do que as de uma escola que oferece o mesmo curso e permite o acesso dos moradores da região aos cursos de Técnico em Enfermagem e ao de Aprimoramento.

 

Neste ano, a Escola de Enfermagem da Johnson & Johnson do Brasil atinge a marca de 882 técnicos de enfermagem formados. Anualmente, 30 técnicos de Enfermagem são graduados e, geralmente, o índice de empregabilidade é de 95% no primeiro ano após o término do curso.

 

“Acreditamos que a Fundação Escola de Enfermagem esteja alinhada com os valores e com o negócio da Johnson & Johnson do Brasil. Contribuir para a promoção da saúde é uma das principais missões da empresa”, afirma a diretora administrativa da instituição, Cleuza Nagafuti.

 

Cerca de 85% dos formandos de 2010 já estão empregados, como é o caso de Juliano Batista Rocha, de 23 anos, que escolheu a instituição de ensino pela força da marca Johnson & Johnson. “Trabalho no Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC) e garanto que ter estudado na R.W. Johnson facilitou muito minha entrada no mercado de trabalho”, destaca.

 

O curso Técnico em Enfermagem tem duração de dois anos e carga horária de 2.200 horas, sendo 1.000 horas dedicadas aos estágios supervisionados, desenvolvidos nas instituições de saúde de São José dos Campos.

 

Durante o curso, além da carga horária específica, os alunos e as professoras desenvolvem trabalhos voluntários de educação e saúde para gestantes, famílias, adultos e idosos, todos pertencentes à comunidade de São José dos Campos. Entre as atividades estão a realização de palestras sobre pré-natal e de partos; prevenção das DST/AIDS; planejamento familiar e envelhecimento saudável; e orientações para portadores de diabetes, hipertensão e outras doenças crônicas.

 

Os cursos de Aprimoramento visam o aperfeiçoamento e a atualização de profissionais. São envolvidas aprendizagens em Anotação de Enfermagem, Inovações na Administração de Medicamentos, Cálculo na Administração de Medicamentos, Enfermagem em Urgências Emergências, Instrumentação Cirúrgica, Processamento de Artigos Hospitalares, Assistência de Enfermagem na Parada Cardiopulmonar e Assistência de Enfermagem a pacientes em Ventilação Mecânica.

 

Para ingressar na escola, os estudantes interessados devem ter mais 18 anos, possuir nível médio de escolaridade e serem aprovados no processo seletivo, que é realizado em novembro. As inscrições têm início em outubro e são oferecidas 30 vagas por ano.

 

Os principais objetivos da Fundação são preparar profissionais de enfermagem, estimular trabalhos de pesquisa e ensino e promover a divulgação de conhecimentos técnicos e científicos na área de saúde. Com sede no município paulista de São José dos Campos, ela é totalmente patrocinada pelas empresas do grupo Johnson & Johnson.

 

A história da Fundação

A instituição surgiu em 1976, batizada de "Escola de Enfermagem General Robert Wood Johnson", com a missão de formar auxiliares de enfermagem. A região não dispunha de escolas que formassem estes profissionais, e isso prejudicava a assistência oferecida nas instituições de saúde locais.

 

O curso de técnico em enfermagem que responde hoje pela totalidade dos alunos da escola foi iniciado em 1984.

 

Em 1994, após 18 anos de funcionamento, a entidade ganhou o status de fundação, numa iniciativa da Johnson & Johnson Produtos Profissionais Ltda., passando a adotar o nome atual. O curso de auxiliar de enfermagem foi encerrado dois anos depois, em 1996.

 

A Fundação desempenha ainda atividades de coordenação e realização de cursos relacionados à saúde para empresas e instituições de saúde. Atua também junto à administração municipal, associações médicas e clubes de serviços participando de campanhas de saúde pública.

Galeria de imagens, clique para ampliar.