São Paulo, 26 de abril de 2024
Home / Notícias / Nova publicação – Modelo de Gestão em Enfermagem - Práticas sólidas e inovadoras

Notícias

Nova publicação – Modelo de Gestão em Enfermagem - Práticas sólidas e inovadoras

03/06/2011

Na área da saúde é imperativo que a gestão seja competente, voltada às boas práticas com qualidade, balizada por indicadores de resultados e referendada por instituições externas.

 

Por esta razão, novos modelos de gestão e de assistência têm sido propagados com o objetivo de buscar resultados palpáveis junto às pessoas.

 

Os Serviços de Enfermagem, por sua vez, têm grande responsabilidade na gestão do negócio, pois respondem pelo maior contingente de colaboradores, chegando, em alguns serviços, a até 70% do quadro.

 

A Diretoria de Enfermagem da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), sob a liderança da enfermeira Elizabeth Akemi Nishio, vem desenvolvendo práticas sólidas e inovadoras na Gestão, buscando a qualidade da assistência de enfermagem. Assim, Elizabeth Nishio e Maria Teresa Gomes Franco apresentam à comunidade este novo livro – “Modelo de Gestão em Enfermagem -Qualidade Assistencial e Segurança do Paciente”, pela editora Elsevier, o terceiro de uma série, fruto do trabalho desenvolvido com a equipe de enfermagem dos hospitais afiliados.

 

A obra aborda como a gestão em enfermagem vem sendo aprimorada nestes hospitais, na busca pela segurança do cliente e por resultados de qualidade.

 

Certamente as autoras têm consciência da importância que uma obra como esta terá para os enfermeiros que, diante da necessidade e de profunda escassez de modelos, buscam implantar uma gestão de enfermagem de qualidade em seus serviços. Oxalá que através deste livro outros enfermeiros possam aceitar o desafio de compartilharem suas experiências exitosas e assim contribuir para o desenvolvimento da área.

 

A leitura é ferramenta essencial para os enfermeiros gerentes da assistência de enfermagem que atuam quer nos serviços de saúde, quer na pesquisa e no ensino, aceitando o desafio de fazer sempre mais e melhor por aquele que nos é por demais precioso: o cliente.