São Paulo, 26 de abril de 2024
Home / Notícias / Malária e doença de Chagas são tema de game criado por pesquisadora da USP

Notícias

Malária e doença de Chagas são tema de game criado por pesquisadora da USP

13/01/2021

A pesquisadora Leila Beltramini, bióloga e coordenadora do Espaço Interativo de Ciências (EIC), na Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, desenvolveu o game Negligência Mortal (NM), uma mídia interativa que permite ao usuário – estudantes a partir de 12 anos de idade – atuar como um investigador no processo de aprendizagem sobre quatro doenças negligenciadas com grande ocorrência no Brasil: malária, doença de Chagas, esquistossomose e leishmaniose.

 

O EIC é vinculado ao Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.

 

O game insere o estudante na realidade das populações ribeirinhas e de zonas rurais, onde é alta a incidência de doenças negligenciadas. "As escolas apresentam a temática mostrando a relação entre doença e agente causador com foco unicamente na transmissão, ciclos, sintomas e profilaxia, sem que o estudante consiga aplicar esses conhecimentos à sua vida cotidiana, além de não considerar que a instalação de doenças pode ser modificada por cuidados no ambiente", explica Beltramini.

 

No jogo, o estudante assume o papel da personagem doutora Odete, médica epidemiologista brasileira que tem a missão de descobrir qual foi a doença que uma jornalista norte-americana contraiu durante uma visita de trabalho ao Brasil. Ao retornar ao seu país, a jornalista apresentou sintomas diversos, mas os médicos não conseguiram chegar a um diagnóstico, de acordo com o roteiro do game. É então solicitada ajuda ao Ministério da Saúde no Brasil no sentido de auxiliar a equipe médica dos Estados Unidos. E então começa o jogo.

 

O principal desafio do jogador é descobrir a doença que acometeu a jornalista. Para tanto, ele ajudará a doutora Odete a percorrer as regiões visitadas pela jornalista. Ao longo desta jornada, o jogador passará por diferentes estados, conversará com a população, fará anotações sobre sintomas de doenças e observará o ambiente. Ao final, o jogador deve relacionar sintomas às enfermidades correspondentes e assim chegar ao diagnóstico da doença.

 

O game Negligência Mortal está alinhado com o propósito do EIC/CIBFar de desenvolver atividades lúdicas que abordem temas relevantes no campo das ciências da saúde. Os cerca de 30 jogos estão disponíveis no site e nas páginas do EIC no Facebook, Instagram e YouTube.

 

*Com informações da Assessoria de Comunicação do CIBFar



Fonte: Agência Fapesp | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!