São Paulo, 26 de abril de 2024
Home / Notícias / Vacina de DNA protege macacos contra a zika

Notícias

Vacina de DNA protege macacos contra a zika

23/09/2016

Duas vacinas de DNA contra o vírus da zika foram testadas com sucesso em macacos. O estudo, desenvolvido pela NIH (Instituto Nacional de Saúde), dos EUA, foi publicado nesta quinta (22), na revista científica "Science".

 

Uma dessas vacinas já está na fase 1 dos testes em humanos nos EUA. Estão sendo avaliados a segurança e possíveis efeitos colaterais da substância em 80 voluntários saudáveis. Espera-se que os resultados sejam divulgados até o final deste ano. A segunda vacina ainda espera uma data para início de testes em pessoas.

 

Os pesquisadores, entre eles Leda Castilho, professora da Coppe, da UFRJ, testaram as vacinas de DNA em macacos reshus que posteriormente foram expostos à zika. Diferentes dosagens da droga foram analisadas. O maior sucesso foi alcançado com duas doses.

 

DIFERENÇAS

 

A vacina de DNA é diferente da comum pois não tem pedaços de vírus, que estimulam o organismo humano a produzir anticorpos. Pedaços de material genético são injetados no corpo nas vacinas de DNA. Com esse material, o próprio corpo começará a produzir proteínas virais. Ainda não existem vacinas do tipo sendo comercializadas, mas existem testes em andamento.



Fonte: Folha de S. Paulo | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!