São Paulo, 26 de abril de 2024
Home / Notícias / Cuidados para manter a saúde da garganta com as mudanças de temperatura

Notícias

Cuidados para manter a saúde da garganta com as mudanças de temperatura

25/08/2016

A variação brusca de temperatura é uma realidade na maioria das cidades brasileiras. Ora chuvoso, ora ensolarado, o inconstante clima contribui para a proliferação de doenças virais.  Portanto, é necessário redobrar a atenção com a saúde.

 

Uma das partes do corpo humano que mais fica comprometida com a alteração climática é a garganta. Isso acontece porque nela existem cílios que funcionam como defesa para expelir vírus e bactérias. Com a mudança de temperatura o movimento desses cílios diminui e essa função de defesa fica prejudicada, o que resulta na queda de imunidade e possibilidade de uma infecção na garganta. Seguem abaixo dicas importantes para evitar dores e desconfortos.

 

Beba bastante água: Ingerir, no mínimo, dois litros do líquido todos os dias ajuda a manter o organismo hidratado, auxilia na prevenção de doenças respiratórias e alivia a irritação na garganta.

 

Fique atento ao cardápio: invista no consumo de alimentos saudáveis e fontes de líquidos. Algumas sugestões são saladas variadas e frutas como melão, melancia, abacaxi, maçã, ameixa vermelha e morango.

 

Mantenha o ambiente sempre higienizado: certifique-se que todas as superfícies estão limpas, pois evita a disseminação de microorganismos. Para isso, basta utilizar um pano úmido com água e sabão a fim de remover o acúmulo de poeira.

 

Lave as mãos: esse cuidado é necessário sempre que entrar em casa, na hora de manipular alimentos ou após usar o banheiro.

 

Faça passeios ao ar livre no horário certo: o ideal é sair nos horários em que a umidade do ar não esteja tão baixa. Em geral, isso costuma ocorrer pela manhã.

 

Se mesmo com esses cuidados o indivíduo apresentar processos dolorosos da garganta, é importante buscar auxílio de um médico para que o mesmo estabeleça o diagnóstico e indique o melhor tratamento.



Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!