São Paulo, 26 de abril de 2024
Home / Notícias / Sobest fecha compromisso para capacitação de profissionais do SUS para pacientes com estomia

Notícias

Sobest fecha compromisso para capacitação de profissionais do SUS para pacientes com estomia

24/11/2015

Acordo foi estabelecido durante XI Congresso Brasileiro de Estomaterapia

 

A Sobest – Associação Brasileira de Estomaterapia: Estomias, Feridas e Incontinências – vai auxiliar o Ministério da Saúde na elaboração de programas de capacitação dos profissionais do Sistema Único de Saúde para os cuidados de pacientes estomizados.

 

A iniciativa foi debatida durante um painel sobre a linha de cuidados de atenção à pessoa com estomia, no XI Congresso Brasileiro de Estomaterapia, realizado em Gramado (RS), no início de Novembro. Participaram das discussões as enfermeiras estomaterapeutas  Camila Cantarino Nascentes e Aline Lino Balista e a coordenadora do Programa de Assistência à Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Drª Vera Mendes.

 

No debate, constatou-se que, apesar dos avanços nas políticas públicas, com a portaria 400, que garante o atendimento à pessoa com estomia e o recebimento dos equipamentos, ainda há muito a ser feito por esses pacientes, principalmente em relação ao conhecimento dos profissionais de saúde em gera, no que se refere ao cuidado específico. “Apesar de a Estomaterapia existir há 25 anos no Brasil e de os cursos terem se ampliado, ainda existe uma deficiência muito grande em relação aos saberes e práticas dos cuidados da pessoa com estomia”, ressalta a presidente da Sobest, Prof.ª Drª Maria Angela Boccara de Paula.

 

O desconhecimento dos procedimentos compromete todo o fluxo de atendimento. Muitas vezes o paciente sai do hospital sem orientação adequada, justamente porque os profissionais não sabem como é a rede de cuidados dentro do SUS. “Muitos profissionais da atenção básica ignoram cuidados básicos e essenciais. Então, entendeu-se que existe necessidade urgente da capacitação da linha de frente para o atendimento a esses pacientes. Às vezes há muitas dificuldades para que essa pessoa chegue a um polo de atendimento especializado”, acrescenta Maria Angela Boccara de Paula.

 

Nesse sentido, surgiu o compromisso da Sobest em ajudar o Ministério da Saúde na elaboração de programas educativos para a capacitação de profissionais de saúde, da rede de atenção básica e da rede especializada do SUS, em todo o Brasil. A Associação Brasileira de Estomaterapia já participa do grupo técnico do Ministério, atualmente trabalhando na confecção de um manual básico de orientações à pessoa estomizada e na análise de qualidade dos equipamentos.

 

Sobre a SOBEST

 

A Sobest é uma associação multidisciplinar, de caráter científico e cultural, alicerçada nos preceitos estabelecidos e aceitos mundialmente para a enfermagem em Estomaterapia, fundamentada nas bases éticas e filosóficas da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), em nível nacional, e do World Council of Enterestomal Therapists (WCET) - an association of nurses (WCET), em nível internacional.

 

A SOBEST é uma Associação sólida, ética, respeitada e conceituada pela comunidade científica. Está vinculada à Comissão de Educação da Associação Brasileira de Enfermagem Seção São Paulo (ABEn–Seção SP). Foi a primeira associação científica a vincular-se à ABEn.


 



Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!