São Paulo, 26 de abril de 2024
Home / Notícias / Teresina é primeira cidade a concluir estudo sobre vacina contra dengue

Notícias

Teresina é primeira cidade a concluir estudo sobre vacina contra dengue

23/11/2015

A cidade de Teresina foi a primeira cidade do país a concluir etapa de estudo sobre a vacina contra a dengue. Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), 1.022 amostras de sangue foram coletadas de voluntários de diferentes faixas etárias em escolas, Unidades Básicas de Saúde e hospitais.

 

“Terminamos de coletar as amostras semana passada. O Ministério da Saúde nos informou que reconhece Teresina como a primeira a concluir essa etapa do estudo sobre a vacina contra a dengue”, afirmou Júlia Rocha Santos, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde e Comunicação (NESC) , da Fundação de Saúde.

 

A pesquisa escolheu municípios com mais de 500 mil habitantes para sua realização, e por critérios populacionais Teresina é a única cidade do Piauí que participou. O objetivo é recolher 70 mil amostras de sangue em todo o país.

 

Foram colhidos 3,5ml de sangue dos voluntários da faixa etária de 2 a 20 anos. O estudo da vacina contra a dengue encontra-se aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e está a cargo da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

 

“A extrema adaptação do vetor Aedes Aegypti ao meio urbano e a precária infraestrutura urbana da maioria das metrópoles e grandes cidades do terceiro mundo, virtualmente inviabilizam o controle da dengue, fazendo com que a vacina seja uma alternativa segura para o controle da doença”, afirmou Júlia Rocha Santos.



Fonte: Bem Estar | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!