São Paulo, 26 de abril de 2024
Home / Eleições no Sistema / Conheça os candidatos e propostas do Estado de São Paulo

Eleições no Sistema

Conheça os candidatos e propostas do Estado de São Paulo

21/08/2017

 

Chapa 1 – Valorização, Trabalho e Mudança

www.facebook.com/Chapa1corensp

Enfermeiros

Técnicos e Auxiliares

Ana Cristina de Sá
André Gonçalves de Souza                    
Audrey Ravena Borges
Dorisdaia Carvalho de Humerez
Geraldo Soares
Glauce Cristine Ferreira Soares
Ivan Lima de Santana
João Junior Gomes,
Marcos Cesar Moreira Marques
Maria Aparecida Mastroantonio,
Mariangela Gonsalez
Tania de Oliveira Ortega
Adriana Elizabeth de Oliveira
Alberto Teofilo da Silva
Ana Aparecida de Souza Santana Gonçalez,
Edmilson Cunha Almeida,
Elizabeth Akemi Nishio,
Isabel Cristina Kowal Olm Cunha
Pamela Suellen Leite dos Santos
Sergio Luis Alves de Morais Junior
Sonia Marly Mitsue Yanase Rebelato,
Sueli de Fátima da Luz
Suely Rodrigues de Aquino Silva
Wilson Rodrigues Lima Junior

 

Anderson Francisco de Meira da Silva
Dorly Fernanda Gonçalves
Edir Kleber Boas Gonzaga
Emerson Roberto Santos
Erica Franca dos Santos
Gergezio Andrade Souza
Jefferson Erecy Santos,
Josileide Aparecida Bezerra
Regiane Amaro Teixeira
Adriana Nascimento Botelho
David de Jesus Lima
Gilmar de Sousa Lima
Marcos Fernandes
Michele Ferreira Madeira
Michel Bento dos Santos
Rebeca Canavezzi Rocha
Claudete Rosa do Nascimento
Virginia Tavares Santos


 

 


Propostas para a gestão:

Dimensão 1 – Gestão Interna
01 – Rever o modelo de fiscalização, com visão preventiva, educativa, consultiva e corretiva do processo de trabalho da enfermagem.
02 – Investir na educação permanente dos servidores do Conselho, promover a melhoria dos processos de trabalho da autarquia.
03 – Pesquisar o Clima Organizacional e identificar as necessidades dos servidores da autarquia, que favoreçam a harmonia no ambiente de trabalho.
04 – Estimular a plenária pública e descentralizada, a fim de aproximar os profissionais da autarquia.
05 – Implementar gestão adequada dos recursos financeiros, de forma a garantir a divulgação e transparência das informações, conforme determina a legislação,
06 – Rever a Politica da Qualidade no âmbito do Regional.
07 – Congelar por dois anos as anuidades dos profissionais, otimizando a redução de custos e revisão dos processos administrativos internos da autarquia.

Dimensão 2 – Infraestrutura
08 – Disponibilizar ferramentas que agilizem o atendimento aos profissionais e que fortaleçam o atendimento acolhedor, humanizado e resolutivo.
09 – Melhorar, continuamente, a estrutura física das subseções e sede, com o intuito de bem atender as necessidades dos profissionais e servidores.
10 – Realizar consulta pública aos profissionais de enfermagem para análise, mapeamento e estudo da viabilidade de abertura de postos de atendimento e novas subseções no Estado de São Paulo.
11 – Incentivar e implementar o programa COREN MÓVEL , para favorecer o acesso dos profissionais do Estado às atividades do Conselho.

Dimensão 3 – Mercado de Trabalho
12 – Fiscalização com ênfase no quadro de pessoal de enfermagem,  com vistas à redução da sobrecarga de trabalho e consequente ampliação do mercado de trabalho.
13 –  Ampliar parcerias com a iniciativa privada para fortalecer o  Banco de Emprego.
14 – Criar  um espaço no Coren-SP, para suporte, monitoramento, orientações de registro de patente, abertura de empresas, bem como divulgação de ações empreendedoras.
15 – Propor ao Cofen, ampliar e atualizar a tabela de Honorários dos procedimentos de enfermagem.
16 – Favorecer encontros e cursos preparatórios para concursos públicos e oportunizar o acesso de jovens profissionais ao mercado de trabalho. O projeto será conduzido por enfermeiros aposentados que detém o conhecimento e a experiência necessárias para orientar este aprendizado.
17 – Articular com o poder executivo na intenção de propor cotização para contratação de profissionais de enfermagem recém formados.
18 – Estabelecer ampla campanha no estado e municípios para realização de concursos públicos com ênfase nas especialidades dos profissionais.

Dimensão 4 – Desenvolvimento Profissional
19 – Criar núcleo de orientação para os profissionais que pretendem adquirir experiência no exterior e realizar estudo da viabilidade de intercâmbio internacional.
20 – Fortalecer a Câmara Técnica e formação de Grupos de Estudo, com a participação de profissionais com experiência na área e do departamento de fiscalização, a fim de agilizar o retorno dos pareceres, para estabelecer recomendações baseadas em evidência científica.
21 – Apoiar a iniciativa do Cofen na implementação do curso de Mestrado Profissional, no desenvolvimento de novas tecnologias, da ciência e da prática de enfermagem.
22 – Propor ao Cofen a candidatura do Coren-SP para sediar o Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem – CBCENF, no estado de São Paulo.
23 – Intensificar as atividades de educação permanente, inclusive com o uso do recurso de Vídeo Conferência, a serem disponibilizadas no portal/site.
24 – Apoiar e divulgar os  Programas de Residência em Enfermagem no Estado de São Paulo e estimular  a criação de novos programas.
25 – Reativar o Projeto Competências para o mapeamento das diversas áreas de atuação dos profissionais de enfermagem.
26 – Apoiar a Politica Nacional da Humanização e a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, além de promover e intensificar a capacitação no segmento.
27 – Estabelecer parceria com o Governo Estadual, a fim de implementar ações que favoreçam a formação com transposição dos Auxiliares de Enfermagem para Técnicos de Enfermagem.
28 – Realizar Encontro de Responsáveis Técnicos (RTs). Apoiar iniciativas de subvenção e incentivos para os cargos de Direção de Enfermagem.

Dimensão 5 – Processo de Enfermagem
29 – Criar núcleo permanente de orientação e articulação de assuntos pertinentes à Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).
30 – Estabelecer parceria com entidades voltadas à Segurança do Paciente, com vistas à implantação da RDC 36 na efetivação das Boas Práticas de enfermagem.
31 – Elaborar Guia de Recomendações de Boas Práticas no Âmbito da Saúde Ocupacional.

Dimensão 6 – Relacionamento Institucional
32 – Apoiar, aderir e fomentar o programa Selo da Qualidade – Cofen.
33 – Fazer representar o Coren-SP em espaços e Cadeiras de interesse da Enfermagem, como Conselhos e Comissões em nível Estadual e Municipal.
34 – Atuar na luta, juntamente às demais entidades de enfermagem, pelos principais projetos de lei de interesse da classe, como PL 4924/2009 (piso salarial), PL 2295/2000 (30 horas semanais), PL 1240/2015 (descanso de enfermagem) e PLS 349/2016 (aposentadoria especial para os profissionais de enfermagem
35 – Estabelecer parceria com a Delegacia Regional do Trabalho, para implementar o cumprimento das normas de segurança do trabalho nas instituições de saúde.
36 – Intensificar a parceria com as Associações de Especialistas dos profissionais Enfermagem e, assim, favorecer o seu fortalecimento.
37 – Realizar parceria com outros Conselhos e entidades Profissionais na perspectiva de agenda de ações comuns que beneficiem e empoderem os profissionais da área de saúde.
38 – Desenvolver políticas e alianças para o combate à violência profissional, com ações práticas que venham ao encontro do interesse da comunidade de enfermagem.

Dimensão 7 – Ética e Bioética
39 – Orientar e ampliar a efetivação de Comissões de Ética nas Instituições de saúde, para promover o suporte necessário para alcançar a eficácia dos resultados.
40 – Realizar fórum regional das Comissões de Ética.
41 – Envolver os Presidentes das Comissões de Ética de Enfermagem  – CEE,  nas plenárias descentralizadas. Articular com os órgãos de defesa do trabalhador para estabelecer um período de estabilidade no emprego dos membros da CEE.
42 – Criar núcleo de aconselhamento para o desenvolvimento de pesquisas em enfermagem nas áreas de ética, bioética e legislação.

Dimensão 8 – Tecnologia da Informação
43 – Estabelecer programa de acolhimento aos novos profissionais de enfermagem, por meio da criação de um aplicativo.
44 – Dinamizar as atividades da Biblioteca do Coren-SP; criar núcleo nas subseções e facilitar o acesso à consulta pelos profissionais da região. Criar banco informatizado da produção científica de Enfermagem no Estado de São Paulo.
45 – Investir na atualização do parque tecnológico do Coren-SP.
46 – Reavaliar o formato do endereço eletrônico (site) criando novos canais, inclusive a Web TV.

Dimensão 9 – Fomento ao Profissional
47 – Criar premiação de Casos de Sucesso para Profissionais de Enfermagem.
48 – Dinamizar a Ouvidoria e atender às reivindicações com planos de ação consistentes e posterior  publicação dos resultados aos profissionais de enfermagem.
49 – Estabelecer parcerias com entidades sociais para o desenvolvimento de ações comunitárias solidárias com participação dos profissionais de enfermagem e, assim, favorecer o seu pleno exercício da cidadania – Coren Cidadania.
50 – Articular, em parceria com o Cofen, a ampliação da forma de pagamento do Refis (Programa de Recuperação Fiscal).
51 – Estimular e fortalecer apoio político aos profissionais de enfermagem que atuam nos poderes  estadual e municipal.
52 – Agraciar com o Prêmio Ana Néri, profissionais de mérito, indicados pelos profissionais de enfermagem em consulta pública.
53 – Promover a identidade dos profissionais na mídia e consequente sensibilização da opinião pública, quanto ao valor e necessidade dos profissionais de enfermagem para a melhoria da qualidade de vida da população.
54 – Abrir vagas de estágio extra curricular para graduandos de enfermagem no Coren-SP, como contribuição para sua formação profissional.
55 – Estabelecer estratégias de apoio aos programas voltados à atenção básica e valorizar a atuação dos profissionais de enfermagem.

Enfermeiros

 

Ariadne da Silva Fonseca
Cláudio Luiz da Silveira
Cléa Dometilde Soares Rodrigues
Demerson Gabriel Bussoni
Demétrio José Cleto
 Eduarda Ribeiro dos Santos
Érica Chagas Araújo
James Francisco Pedro dos Santos
Paulina Kurcgant
Paulo Cobellis Gomes
Maria Cristina Komatsu Braga Massarollo
Renata Andréa Pietro Pereira Viana
Alessandro Correia da Rocha
Cesar Augusto Guimarães Marcelino
Eduardo Fernando de Souza
lvany Machado de Carvalho Baptista
Ivete Losada AIves Trotti
Marcia Regina Costa Brito
Janiquele Maria da Silva Ferreira
Rosana Aparecida Garcia
Rosemeire Aparecida de Oliveira de Carvalho,
Tania Heloisa Anderman da Silva Barison
Wilson Venâncio da Cunha
Wilza Carla Spiri

 


Propostas para a gestão:

1 Reconhecer e  Valorizar:

Ingressa Enfermagem
- Ações e parcerias para incluir no mercado de trabalho os recém-formados e profissionais não inseridos, visando ampliar as oportunidades de emprego.

Valoriza Enfermagem

- Apoiar a aprovação de Projetos de Lei de melhoraria das condições de trabalho da Enfermagem, como: Aposentadoria Especial, Lei do Descanso, Piso Salarial, Regulamentação da Redução da Jornada de Trabalho (30 horas), dentre outras.
- Reforçar a importância do profissional de Enfermagem junto à sociedade e opinião pública, por meio de ações de mídia.

Enfermagem Segura

-  Fazer do Coren-SP um parceiro efetivo de entidades, nas esferas Municipal, Estadual e Federal, para que sejam cumpridas normas regulamentadoras de segurança e defesa do profissional e paciente.
- Realizar parcerias com Sociedades de Especialistas de Enfermagem e entes públicos e criar Grupos de Trabalho para defender a regulamentação de interesses das diferentes áreas de atuação profissional, como Atendimento Pré-hospitalar, Enfermagem Forense, entre outros.
- Estabelecer parcerias em programas de assistência à saúde física e mental, objetivando a qualidade de vida do profissional de Enfermagem.
-Apoiar a criação e funcionamento de Comissões de Ética e Comitês de Bioética nas instituições de saúde, viabilizando o apoio necessário para a solução de divergências, de forma pacífica e integrada.

Violência Nunca Mais

-  Intensificar e apoiar ações de combate à violência contra os profissionais de Enfermagem no ambiente de trabalho e seguir com as sessões de Desagravo Público.

2  Capacitar e  Aprimorar:


Aprimoramento ao alcance de todos

- Aumentar o número de eventos científicos e atividades de aprimoramento profissional gratuitos em todas as regiões de São Paulo.
- Aumentar a participação de profissionais de Enfermagem em atividades do Coren-SP Educação, de todas as regiões do Estado, por meio de parcerias com as instituições de trabalho, incluindo transporte.
- Disponibilizar conteúdos online gratuitos e transmissão simultânea das atividades e eventos, visando ampliar o acesso ao aprimoramento do profissional.
- Expandir a criação e a distribuição de materiais de apoio, como manuais e livretos, oferecendo subsídio para atuação do profissional.

Enfermeiro líder

- Intensificar ações de capacitação voltadas à liderança e gestão de equipe de Enfermagem, apoiando a atuação do Enfermeiro no âmbito de trabalho. 

Educação Presencial

Uma ação forte para combater o ensino a distância como ferramenta exclusiva de formação no nível superior e médio e lutar por uma educação de qualidade em Enfermagem.

3  Dialogar com Transparência:


Enfermagem Unida

- Ampliar o diálogo entre COREN-SP e demais entes do Sistema COFEN/CORENs, bem como Associações e Sociedades, para garantir mais desenvolvimento social, político e cultural da categoria

Coren-SP Atende

-Criação de um canal direto entre COREN-SP e Responsáveis Técnicos, por meio de canais exclusivos de atendimento, tais como chat, telefones e plantões presenciais.
-Ampliar o acesso às informações sobre diretrizes de atuação (Leis, Resoluções, Pareceres e Dúvidas Frequentes), reduzindo o tempo de resposta aos profissionais de Enfermagem.

Fiscalizar para proteger

-Esclarecer e intensificar as ações de fiscalização do COREN-SP, buscando a melhoria da qualidade da assistência de Enfermagem em prol da proteção do profissional e da população.
-Incentivar e fortalecer as conciliações, por meio de Termos de Ajustamento de Conduta.

Revisão da anuidade

- Dialogar com o Cofen sobre os parâmetros de cobrança da anuidade, para pactuar novos valores e atender as demandas da categoria e de uma gestão eficiente 

Atendimento Pré-Hospitalar – Regulamenta Já!
Vamos lutar pela regulamentação da atuação da Enfermagem no Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e por práticas mais seguras nesta área. Confira nossas propostas:
- Implantar cursos itinerantes de 40 horas/aula em todas as subseções do Coren-SP e capital e firmar parcerias com instituições públicas e privadas para a capacitação e qualificação dos profissionais de Enfermagem nas diversas áreas da Urgência, Emergência, Pré-hospitalar, Resgate e Salvamento.
- Seguir com os trabalhos de implantação das Práticas Avançadas para Enfermeiros e intervir junto ao Ministério da Saúde para o reconhecimento e regulamentação do Suporte Intermediário de Vida (SIV) como modalidade de equipe de APH.
- Ampliar o Grupo de Trabalho de Urgência, Emergência e Atendimento Pré Hospitalar (GTUEAPH)
- Criar o Grupo de Trabalho de Urgência e Emergência Intra-hospitalar.
- Oferecer apoio Técnico aos Enfermeiros Responsáveis Técnicos na implantação da Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE) e do Dimensionamento nos serviços de APH
APH sobre motos
- Incentivar a utilização das motos como primeira resposta e apoio no APH
- Emitir Parecer Técnico atualizado sobre o Serviço de APH sobre motos
- Propor a ampliação de recursos humanos por meio da operacionalização mínima de duas motos, para garantir a segurança do paciente, principalmente aqueles que foram acometidos por trauma
- Reivindicar a atualização da Portaria nº 2.971/GM/MS, de 8 de dezembro de 2008, alterando a equipe mínima de uma para duas motos e  ampliando as equipes de enfermagem para dois membros (Técnico de Enfermagem e/ou Enfermeiro).
- Elaborar Parecer Técnico específico para a atuação do Motociclista de Atendimento às Urgências.
- Sugerir ao Ministério da Saúde a atualização das Portarias 2.048/02 e 2.971/08, inserindo o Motociclista de Atendimento às Urgências acrescido da Lei Federal 12.997/14 parágrafo 4º ao art. 193 da CLT, considerando perigosas as atividades por ele praticadas e assegurando adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário, além de acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações.
- Apoiar as atividades de educação na condução de motocicletas
- Implementar no Coren-SP Educação um curso padronizado para a Formação Básica de Motociclistas de Atendimento às Urgências.
- Incentivar e Promover encontros para discussão sobre a intervenção da Enfermagem sobre Motos.

 

Enfermeiros

Técnicos e Auxiliares

Adilson Lima da Silva
Alessandra Lacotiz
Allison Freitas
Angelica de Oliveira
Camila Bellão
Claudia Graner
Danielle Ginsicke
Everson Cardoso
Fabio Barboza
Gabriela Vieira de Oliveira
Gisele Batistini
Giseli de Souza
Jessé de Souza Ferreira
Juliana Lucinda
Julio Cesar Bernardes Silva
Karina Fiori
Marcia Cristina de O. Pereira
Marcio Ferraracio
Marlene Valdice da Silva
Roberta Cardoso
Rose Calixto
Samanta
Shirley da Rocha Afonso
Thais Morengue

 

Aline Roberta França Nascimento
Angelita Gisele Souza
Cibele da Silva Santos
Claudia Renata Ferraz Simões
Elza Aparecida da Mota Silva
Fernanda Leticia Domingues
Francis Villela
Gilmar Gomes
Luciana Nascimento da Silva
Maria José Bernardo da Silva
Michelly Carvalho
Rosa Carmen da Silva Sousa
Carmen Silvia Rodrigues Correa
Cleide da Conceição Mancini
Cristiane Oliveira Silva
Erika Santos Rodrigues
Fabio A. P. de Oliveira
Priscilla Soares Oliveira


 

 


Propostas para a gestão:

01 - Mudar a forma de fiscalizar
O Coren-SP passará a atuar pela Enfermagem
- A fiscalização irá sem aviso prévio aos hospitais e instituições verificar e apurar se os mesmos oferecem condições adequadas de trabalho para o profissional de Enfermagem como:
Materiais adequados e de qualidade.
- Ambiente salubre com local apropriado para descanso e alimentação.
- Equipamentos ergonômicos para preservação da integridade física.
- Fornecimento de uniforme completo de acordo com a NR32.
-  Número correto de pacientes por profissional.
- Educação permanente/continuada de qualidade.
- Política interna contra o assédio moral.

02 - Projeto Capacita Coren
Ganha o profissional, ganha a categoria, ganha a população.
- O Coren-SP terá como meta atingir os profissionais de todo o Estado de São Paulo através do Projeto Capacita Coren, onde Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares serão capacitados gratuitamente em diversas especialidades junto às sociedades de especialistas de Enfermagem, por meio de parcerias e utilizando centenas de enfermeiros do Estado como agentes multiplicadores destas capacitações, atingindo, assim, milhares de profissionais da capital e interior.

03 - Criar Laboratórios de Simulação Realística Móveis
Para todos aproveitarem os benefícios.
- Serão adquiridas vans para a montagem e transporte dos manequins e equipamentos para os treinamentos de Enfermagem com simulação realística. A ideia é levar o subutilizado Coren Educação para o interior, litoral e áreas afastadas do centro da capital paulista, podendo realizar os treinamentos conforme a necessidade da região ou instituição, sem que os profissionais precisem deslocar-se.

04 - Revista Científica
Conhecimento científico gratuito e valorização profissional
- Queremos oferecer aos profissionais uma revista que possa lhes dar acesso a todo material prático e científico desenvolvido por outros colegas, pois acreditamos ser a melhor maneira de trocarmos informações e experiências, melhorando assim a qualidade do nosso atendimento e valorizando nossa profissão. Essa revista será impressa e entregue na residência do profissional. Julgamos isso mais importante do que receber uma revista cheia de fotos dos gestores do Coren-SP.

05 - Oferecer Plantões de Dúvidas
Conhecimento compartilhado para carreiras mais sólidas
- Para nós, orientar o profissional de Enfermagem é obrigação e dever do Conselho. Muitos possuem dúvidas quanto a seus contratos de trabalho, carga horária, folgas, questões salariais, assédio moral, etc. Faremos plantões com profissionais para a tirada dessas dúvidas e orientação, pois acreditamos que o profissional bem informado sobre seus direitos e leis trabalhistas, terá, sem dúvida alguma, uma carreira mais alicerçada e consciente.

06 - Congelar As Anuidades Durante os Três Anos De Gestão
Chega de onerar os profissionais
- Firmamos compromisso com a Enfermagem paulista que, em nossa gestão, trabalharemos para “enxugar” a máquina administrativa. Serão revistos contratos e licitações a fim de não onerar ainda mais os profissionais. Para nós, o valor da anuidade deve voltar para o profissional, seja por programas de capacitação e educação, seja por meio de programa de benefícios e, principalmente, pela fiscalização atuante em melhorar as condições de trabalho da Enfermagem.

07 - Projeto Emprega Coren
Oportunidades para os recém-formados.
- Vamos estabelecer parcerias com instituições de saúde, principalmente as hospitalares, em troca de incentivos fiscais para um programa de trainee que contemple os recém-formados sem experiência pelo prazo de um ano. Serão processos seletivos abertos aos graduados para conseguirem seu primeiro emprego. Por meio deste projeto pretendemos empregar milhares de profissionais em todo o Estado de São Paulo

08 - Estabelecer Parcerias com Escolas, Universidades e Instituições.
Residência para a Enfermagem: bom para o recém-formado, bom para a população.
- O aprimoramento do profissional de Enfermagem é fundamental para uma carreira de sucesso e, consequentemente, para a sociedade como um todo. Sendo assim, a parceria com instituições de ensino para concessão de bolsas e descontos em cursos de graduação, pós graduação, mestrado e doutorado se faz primordial. Também temos convicção sobre a necessidade da residência para a Enfermagem, além de abrir portas para o recém-formado, ela promove o desenvolvimento de atributos e competências para o enfermeiro especialista, visando melhor atendimento à população. Queremos fomentar e estimular as instituições a abrirem essas vagas, por meio de parcerias do conselho com as empresas.

09 - Valorizar e Defender o Profissional de Enfermagem Junto a População Assegurar o Direito de Defesa do Profissional
- É preciso mudar o olhar do cidadão sobre o profissional de Enfermagem. É importante a valorização da profissão enquanto peça fundamental para a saúde da população. Além de realizar campanhas elucidativas o Coren-SP deve defender o profissional de Enfermagem quando ocorrerem casos de depreciação de colegas e, porventura, da categoria na mídia. Acreditamos que o profissional deve ter o direito à defesa assegurado

10 Participar Ativamente das Lutas Sociais da Enfermagem
Lutar pelos PLs das 30 horas, do Piso Salarial e da Aposentadoria Especial
- Temos há mais de 15 anos engavetado no Congresso Brasileiro o nosso Projeto de Lei (PL) das 30 horas semanais, isso sem falar no PL do Piso Salarial e, agora o também, o PL da Aposentadoria Especial para os profissionais de Enfermagem. Não iremos enganar o profissional de São Paulo com conquistas fictícias e sim arregaçar as mangas para, junto aos 430 mil profissionais do Estado, nos impormos junto aos deputados federais e governantes como categoria forte, unida, em busca dos nossos merecidos direitos.

 

Chapa 4 – Valorização Profissional e Reconhecimento Social.

https://www.facebook.com/corenspvotechapa4/

Enfermeiros

Técnicos e Auxiliares

Ana Lucia Firmino
José Messias Rosa
Juvenal Tadeu Canas Prado
Marcelo da Silva Felipe
Marcia Santos Bizaia
Maria Jalva de Moraes
Marinete Floriano Silva
Nádia Santos Umbelino
Péricles Cristiano Batista Flores
Rita de Cassia Bicudo Tosatti
Solange Aparecida Caetano
Zenaide Rio Tinto
Ana Claudia Mallet de Souza Ramos
André Edgard de Moraes
Cleber Leandro Anacleto
Danilo Queiroz Moreira
Fernanda Dorce Camposilvan
João Batista Lemos Maia
Jorge Luiz Cardozo Tarantino
Leila Nobre Burgese
Luciana Dias Lopez Feijoó
Marcia Saiuri Nakauti Kumamoto
Ramon Rosa da Silva
Vania Maria Monteiro

 

Cledivaldo Santana Santos
Elizabeth Cristina Blanco
Gildenia Pinheiro Sales
lraci Campos
Luiz Gonzaga Zuquim
Odézia Rodrigues da Silva
Rosileide de Jesus Santos
Sidmar Daveiro de Oliveira
Silvio Menezes da Silva
Adriana Vasconcelos Morais
Antônio Roberto Defanti
Cintia Duarte Nazareth
Cleide Aparecida de Paula Soares,
Elaine Cristina Deziro Schmidt
Humberto Alves de Sousa Andrade
João Cardoso da Silva Filho
Marcia Rocha Mendonça
Verissimo Ribeiro da Silva,


 

 


Propostas para a gestão:

1 - Assistencial
- Promover a valorização e defesa da imagem e da identidade da profissão perante a mídia, opinião pública e a sociedade.
- Implantar Programa de Atualização de Competências do Enfermeiro Responsável Técnico no âmbito: administrativo, jurídico, ético, político e social;
- Realizar através de grupo de trabalho, diagnóstico situacional da atuação Liberal dos profissionais de enfermagem no Estado de São Paulo em clínicas, consultórios, ambulatórios e atendimento domiciliário, visando orientar e subsidiar esta forma de atuação profissional;
- Difundir e implementar junto aos Enfermeiros a utilização de ferramentas legais que tratem do dimensionamento de pessoal a fi m de estabelecer o quantitativo adequado de profissionais para uma assistência segura;
- Realizar em todas as mesorregiões do Estado, capacitação aos Enfermeiros no que tange ao diagnóstico situacional voltado a caracterização do serviço de enfermagem, exigido pela Resolução Cofen nº. 509, de 15 de março de 2016.
- Fomentar a construção de uma conscientização política dos profissionais de Enfermagem sobre a importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem SAE como forma de assegurar uma assistência individualizada, qualificada ao paciente e segura para os profissionais da Enfermagem;
-. Criar link no site do CorenSP para orientar o profissional na elaboração de protocolos de Enfermagem além de ampliar a divulgação dos protocolos do Ministério da Saúde consoantes com a legislação profissional já existente.
-  Criar um grupo de trabalho específico em parcerias com o Ministério Público de São Paulo, para discussão das condições de atuação da equipe de Enfermagem nas Instituições de Longa Permanência para Idosos, visando estabelecer parâmetros para uma efetiva e específica fiscalização do exercício profissional nestas instituições de saúde.
- Criar um grupo de trabalho específico em parcerias com a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras do Estado de São Paulo e a Associação Brasileira de Enfermagem, para discussão da assistência no ciclo gravídico puerperal e especialmente no combate a mortalidade materno infantil no Estado de São Paulo.

 

2- Educação e Pesquisa
- Fortalecer a Câmara Técnica Educacional do Coren-SP, no que tange as políticas formadoras dos profissionais de Enfermagem, para que a mesma suscite a discussão junto as instâncias deliberativas do Governo e instituições de saúde.
- Implementar uma comissão permanente de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, visando criar um fórum específico para discutir a problemática do cotidiano destes profissionais, bem como ampliar o protagonismo desta categoria no Conselho Regional.
- Instituir fórum de discussão permanente junto aos RTs de Instituições de Ensino Superior e Médio contribuindo para uma formação profissional voltada às práticas seguras e necessidades do Sistema Único de Saúde;
- Revitalizar e ampliar parcerias com entidades e instituições para promoção do aprimoramento profissional da categoria.
- Buscar mecanismos para a indexação da Revista do Coren-SP a ser publicada trimestralmente. 6. Posicionar-se contra a graduação em Enfermagem sem qualidade,
- Posicionar-se contra a graduação em Enfermagem sem qualidade, seja ela presencial ou à distância, apoiando o Conselho Federal de Enfermagem na busca da proibição do ensino à distância na Enfermagem.
-  Ampliar a descentralização das atividades do COREN-EDUCAÇÃO em todas as mesorregiões do Estado. 8. Divulgar agendas de eventos técnico, cientifico e cultural;
-  Fortalecer as relações interpessoais da equipe de enfermagem, através da implantação de oficinas de relacionamento no ambiente de trabalho, desenvolvidas regionalmente pelo Coren-SP.

 

3– Político
- Adotar como princípio da gestão a prática de Administração Participativa materializando-se através de audiências e consultas públicas;
- Instituir parcerias concretas e formais com as entidades representativas da Enfermagem para programas de empoderamento dos profissionais, em todas as suas dimensões, priorizando a prevenção e combate do assédio moral na atividade laboral aos profissionais de Enfermagem;
-Ampliar e fortalecer a atuação do Fórum Estadual de Enfermagem, permanente com os órgãos representativos da enfermagem para traçar estratégias de valorização profissional objetivando a segurança do paciente e ampliação da valorização social da categoria;
- Implementar parcerias com os Sindicatos, Ministério Público e Ministério do Trabalho com intuito de fiscalizar o cumprimento da NR 32, em todos os estabelecimentos de assistência à saúde visando a segurança do paciente e do trabalhador;
- Implementar programa de conscientização contra a LGBTFobia nas relações de trabalho da Enfermagem Paulista.
- Reivindicar assento permanente do Conselho Regional de Enfermagem na CTPR – Comissão Tripartite Permanente Regional, que tem como objetivo acompanhar a implementação e propor adequações necessárias ao aperfeiçoamento da NR32;
- Difundir junto a Enfermagem a necessidade da ratificação pelo Governo Brasileiro, da Convenção Internacional 149 da OIT que reconhece a importância política e social da Enfermagem;
-  Instituir parcerias com órgãos governamentais e não governamentais que atuam nas Instituições de Saúde visando a adequada condição de assistência e trabalho garatindo o cumprimento da Lei do Exercício Profissional;
-  Implantar o Programa de Acolhimento ao profissional recém formado e recém-inscrito no sistema para conhecer seus deveres e direitos para o exercício profissional;
- Instituir parceria com os demais conselhos das profissões da saúde e a secretaria Estadual da Saúde, objetivando a criação de um grupo de apoio multiprofissional para aconselhamento, prevenção e tratamento de profissionais da Enfermagem vítimas de violência laboral, violência doméstica e abuso de substâncias psicoativas (licitas e ilícitas).
Ampliar o programa de apresentação do Conselho Regional de Enfermagem nas Instituições formadoras de Enfermeiros, Obstetrizes, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, visando aproximar os profissionais da Entidade.
- Implantar Programa para o profissional aposentado ou em vias de aposentadoria quanto aos seus direitos e deveres;
- Implementar plenárias descentralizadas objetivando a participação dos profissionais de enfermagem;
- Estimular e apoiar programas de promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no mundo do trabalho da enfermagem.
- Instituir parcerias com as Sociedades de Especialistas em Enfermagem e a Associação Brasileira de Enfermagem, com a finalidade de fortalecer o seu papel político e social.

 

4 – Estrutural
-Realizar mapeamento em todo o Estado de São Paulo sobre as necessidades e demandas dos profi ssionais objetivando a sua aproximação com o Coren-SP na prestação de serviços;
- Modernizar os instrumentos de comunicação interno e externo do Coren-SP, objetivando a interlocução com os profissionais de enfermagem;
- Criação de Câmara Técnica de Segurança do Paciente com grupos de trabalhos temáticos envolvendo questões educativas, residência de enfermagem, saúde do trabalhador e boas práticas profissionais;
- Divulgar prestação financeira e política de interesse dos profissionais de enfermagem;
-  Disponibilizar atendimento do Conselho, online e por telecomunicações para os profissionais sobre dúvidas relacionadas ao exercício profissional e dúvidas gerenciais aos RTs;
- Reestruturar o regimento interno do Coren-SP e do organograma, com ampla divulgação.
-  Implementar programa de gestão de pessoas com enfoque na valorização profissional dos funcionários da autarquia bem como considerar as competências e habilidades individuais;
- Reestruturar o plano de cargos e salários dos funcionários do Coren-SP e implementar programa de desenvolvimento individual e coletivo;
- Reestruturar o Sistema de Fiscalização do Conselho Regional para uma atuação preventiva e propositiva em parceria com as Instituições de Saúde e profissionais de Enfermagem visando o efetivo cumprimento da Lei 7.498/86;

 

5 - Legislação e Ética
 -Valorizar e estimular a criação e manutenção, em como realizar o acompanhamento das Comissões de éticas nas instituições de saúde fortalecendo o processo de sua implantação, visando a efetiva participação do Conselho contribuindo assim, para uma prática ética e segura.
- Constituir Comissão Permanente para atualização das Decisões, pareceres do Coren-SP e manutenção de banco de legislações e normas pertinentes ao exercício profissional.
-  Promover debate com a categoria através de audiências públicas regionalizadas, sobre código de ética dos profissionais de enfermagem, bem como a Lei do Exercício Profissional.
- Instituir parceria junto as Instituições de ensino de nível superior e técnico de enfermagem para inserção de julgamento simulado ético nas disciplinas de ética e legislação.
- Criar plantão jurídico de atendimento agendado aos profissionais de enfermagem para orientação específica sobre inadimplência, estimulando e facilitando os acordos de conciliação.

 



Fonte: Portal da Enfermagem