São Paulo, 26 de abril de 2024
Home / Notícias / Tratamento de varizes a laser garante recuperação rápida

Notícias

Tratamento de varizes a laser garante recuperação rápida

No verão, a preocupação com a estética é sempre maior. Além das indesejadas gordurinhas, o brasileiro tem se preocupado cada vez mais com as varizes. O problema já atinge cerca de 38% da população – dentro da qual 30% dos casos ocorrem em homens (veja abaixo).


Caracterizada pelo aparecimento de veias tortuosas, bastante dilatadas e de coloração púrpuro-azulada, principalmente na região da panturrilha, a doença prejudica o visual e não é tão simples de ser tratada. “De acordo com o método tradicional, é preciso realizar incisões na perna do paciente para retirar os vasos lesionados. Isso gera incomodo e muita dor no período pós-operatório. O tempo de recuperação também é longo. Leva, no mínimo, 15 dias”, esclarece o Dr. Gilberto Narchi, cirurgião vascular d o HCor - Hospital do Coração.


Como alternativa ao método tradicional, o cirurgião vascular adota em seus pacientes no HCor uma técnica de tratamento de varizes baseada no uso de laser. O procedimento consiste em introduzir uma microfibra ótica da espessura de um fio de nylon na veia doente.


Em seguida, dispara-se o laser, por meio dela, dentro do vaso lesionado, colabando-o totalmente. “Nesse tipo de cirurgia utilizamos também um ultrassom doppler intraoperatório. Com ele, podemos visualizar o que acontece durante a procedimento e controlar o raio que é disparado intravenosamente”, explica o médico.


Ao proporcionar uma recuperação mais rápida, essa técnica também permite que o paciente tenha alta no mesmo dia, retorne às atividades cotidianas dentro de 24 horas e pratique exercícios mais pesados depois de uma semana. “Atualmente, o HCor é um dos poucos hospitais do país que dispõem deste recurso. Ao oferecê-lo, permitimos que os nossos pacientes tratem as varizes com eficácia, sem ter que deixar de aproveitar o verão”, considera o cirurgião vascular. “Afinal, esse tipo de problema afeta a saúde das pessoas e as inibe de usar roupas mais condizentes com a estação,  como bermudas, biquínis ou shorts mais curtos.”


Prevenção


Especialista no tratamento de varizes, o Dr. Narchi também tem coordenado diferentes trabalhos para difundir métodos de diminuição dos fatores de risco da doença. De acordo com o médico, medidas simples, como evitar ficar em pé ou sentado na mesma posição por muito tempo, se alimentar de maneira saudável e evitar sobrepesos, minimizam bastante as chances de aparecimento das varizes (veja abaixo).


“Embora não possamos determinar quando e em quem a doença pode aparecer, a simples difusão desses cuidados pode livrar muita gente de ter que lidar com o problema no futuro”, diz o médico. “Isso é fundamental, já que as varizes são a 14ª causa de afastamento do trabalho e a 32ª de aposentadoria por invalidez no Brasil”, aponta.


Fatores de risco - As varizes costumam aparecer após os 20 anos e, entre os fatores de risco, as hipóteses mais aceitas apontam para uma predisposição genética do indivíduo, associada a diferentes situações, como carregamento excessivo de peso, obesidade, gestação, muitas horas em pé ou sentado em longas viagens, por exemplo, anticoncepcionais e até o uso frequente de sapatos de salto alto. No entanto, ainda é impossível prevenir a doença totalmente.


“As varizes são ocasionadas pelo mau funcionamento de válvulas dentro das veias que reconduzem o sangue dos membros inferiores ao coração (retorno venoso). Esse problema faz com que o sangue fique represado nas safenas, entre outros vasos das pernas, provocando deformações, inchaços, alterações na sensibilidade da pele, além da sensação de peso ao caminhar, queimação, cansaço e edemas ao redor do tornozelo”, diz o Dr. Narchi. “Vale lembrar que cerca de 45% das pessoas que operam varizes, costumam vê-las de volta em aproximadamente cinco anos. Por isso é muito importante aperfeiçoarmos, cada vez mais, o tratamento dessa  enfermidade”.


Varizes em homens - No Brasil, cerca de 70% dos casos de varizes ocorrem entre as mulheres, porém os homens costumam ser vítimas das variações mais graves da doença. Por isso, o controle da propagação da doença em homens é outra importante frente de trabalho do Dr. Narchi no HCor. “Assim como as mulheres, os homens podem desenvolver varizes mais finas, reticulares e tronculares.


Este último tipo, porém, é o mais comuns entre eles”, diz. “Por isso é fundamental conscientizá-los da gravidade do problema. Afinal, varizes desse tipo são muito perigosas, já que ficam ainda mais expostas e podem levar à flebite (inflamações nas paredes dos vasos) com bastante facilidade.”


De acordo com o médico, a maioria dos homens não dá a devida atenção ao problema por falta de informação. Segundo ele, muitos só vão procurar tratamento quando a doença chega a um estado crítico. E pior: quase todos jamais tomaram qualquer atitude preventiva em relação ao problema.


“As causas das varizes são as mesmas em homens e mulheres. Contudo, em alguns aspectos, eles podem correr riscos ainda maiores. Afinal, consomem muita gordura, costumam carregar mais peso, e, quando não carregam, têm um estilo de vida bastante sedentário”, explica o médico. “Por isso, é fundamental que possamos fornecer informações sobre o problema e combatê-lo também entre essa fatia da população”, conclui.


Diminua o risco de ter varizes


Evite excesso de peso.


Adote uma alimentação equilibrada.


Consulte um médico antes de começar um tratamento com pílula anticoncepcional.


Evite passar o dia na mesma posição. Se não puder, ande, dê alguns passos. Isso ajudará a liberar e estimular a circulação sanguínea.


Tenha cuidado com exercícios como musculação ou aeróbica de alto impacto. Esse tipo de atividade provoca maior tensão nos vasos e, consequentemente, a sua dilatação.


Sempre que possível, deite-se e eleve as pernas para favorecer o retorno venoso, já que os pés ficarão mais altos que o coração.


Não fume. Além de ser prejudicial à saúde, o cigarro, combinado com outros hábitos não saudáveis, pode ocasionar varizes.


Para estimular a circulação sanguínea, use meias elásticas de compressão. Mas sempre sob orientação médica.


Jamais trate as varizes sem o acompanhamento de um cirurgião vascular.


Cuidados de emergência


As varizes podem se romper. Se isso acontecer, deite-se imediatamente. Em seguida, comprima o local da ferida com panos limpos, até que o sangramento seja estancado. Depois, lave com água corrente, sabão e proteja a área lesionada com curativos compressivos.


Caso ocorra inflamação dolorida no local das varizes, cujos sintomas não desaparecem com o tempo ou quando se eleva as pernas, procure atendimento médico imediatamente. Se não houver inchaço aparente, mas dor intensa e contínua, procure também um hospital ou posto de saúde mais próximo.