São Paulo, 26 de abril de 2024
Home / Notícias / Projeto de publicação do livro: Enfermagem com poesia. Participe!

Notícias

Projeto de publicação do livro: Enfermagem com poesia. Participe!

Para estimular a produção e a divulgação da ciência da enfermagem por meio de poesias relacionadas ao cuidado, exclusivamente de autoria de profissionais e estudantes de enfermagem, os profissionais da área Elioenai e Onã estão organizando o livro "Enfermagem com poesia: a arte sensível do cuidar", do qual poderão participar profissionais de enfermagem (enfermeiro (a)s, técnicos e auxiliares) e estudantes desta área do saber, residentes no Brasil e no exterior.

 

A ideia é que o livro receba única e exclusivamente poesias – inéditas ou publicadas – versando sobre a arte poética no cuidado de enfermagem, utilizando diferentes reflexões, estilo e linguagem. A ideia é que o livro esteja pronto em até abril de 2015. 

 

Para fazer sua inscrição, envie e-mail para [email protected], indicando o Assunto: Livro Enfermagem com poesia: a arte sensível do cuidar, junto com os dados e a foto. Mas, antes de participar, não deixe de ler o regulamento, abaixo.

 

Conheça os organizadores do livro

 

Elioenai Dornelles Alves - Enfermeiro, Doutor e Livre Docente. Professor Titular aposentado e Pesquisador Sênior da Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UnB. Líder do Núcleo de estudos em educação, promoção da saúde e projetos inclusivos-CEAM/UnB, Pesquisador do CNPq.


Onã Silva (A Poetisa do Cuidar) - Enfermeira. Mestre em Educação, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora do NESPROM-UnB e do Grupo de Aprendizagem Lúdica (UnB).  Escritora BrasileiraRecordista pelo RankBrasil. Membro de academias literárias. Gêneros literários que escreve: poesia, romance, crônica, conto, teatro, infantil e outras obras científicas e cênicas.

 

REGULAMENTO

 

1- DO OBJETIVO

 

1.1. O livro Enfermagem com poesia: a arte sensível do cuidar objetiva estimular a produção e a divulgação da ciência da enfermagem por meio de poesias relacionadas ao cuidado, exclusivamente de autoria de profissionais e estudantes de enfermagem.

 

2- DA ORGANIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

 

2.1. O livro Enfermagem com poesia: a arte sensível do cuidar será organizado pelos pesquisadores da temática: prof. Dr. Elioenai Dornelles Alves; enfermeira e escritora Onã Silva.

 

2.2. Poderão participar do livro: profissionais de enfermagem (enfermeiro(a)s, técnicos e auxiliares) e estudantes desta área do saber, residentes no Brasil e no exterior.

 

2.3. O livro receberá única e exclusivamente poesias – inéditas ou publicadas – versando sobre a arte poética no cuidado de enfermagem, utilizando diferentes reflexões, estilo e linguagem.

 

2.4. Planeja-se que o livro esteja pronto até abril de 2015, para que os participantes que tenham interesse possam fazer o lançamento e divulgá-lo na Semana Brasileira de Enfermagem-2015, da cidade/estado/país, sendo cada autor(a) responsável pelo agendamento no evento.

 

2.5. O projeto do livro apresentará as seguintes especificações básicas: mínimo de 80 páginas, capa colorida, miolo em preto e branco constando as partes essenciais como folha de rosto, ficha técnica (créditos, ficha catalográfica e ISBN), sumário, introdução com referencial teórico (poesia e enfermagem), biografias dos autores e poesias inscritas. 

 

2.6. A participação no livro será pelo sistema de cotas. Ou seja, cada autor(a) ao inscrever a(s) sua(s) poesia(s), realizará o pagamento à vista ou facilitado, conforme os valores e parcelamento que serão divulgados, após o recebimento das inscrições, quando será realizado o orçamento.

 

a) Cada participante poderá adquirir o número de páginas desejado. Esclarecendo que esta forma coletiva contribuirá para a organização do produto livro: capa e contracapa, páginas iniciais (folha de rosto, prefácio, outras). Ou seja, a participação contemplará o produto final: o livro.

 

b) A primeira página adquirida será para apresentação do(a) autor(a), constando a biografia resumida e a foto, as páginas posteriores serão utilizadas para a(s) poesia(s). Exemplo: se o(a) autor(a) adquirir 2(duas) páginas, a primeira será para a sua apresentação e a segunda para a poesia. Será utilizado este mesmo critério quando o participante desejar adquirir mais espaço no livro, ou seja, a primeira página para apresentação e as subsequentes para a(s) poesia(s).

 

c) Após o prazo final da inscrição, os organizadores providenciarão o orçamento, informando os valores e parcelamento, referente às páginas coletivas e as individualmente adquiridas.

 

d) Será concedido um prazo para todos efetuarem o pagamento, para o início do projeto gráfico do livro, provas, autorizações, impressão e lançamento previsto em maio de 2015, na Semana Brasileira de Enfermagem (se desejar), em eventos agendados pelo próprio participante.

 

e) Em relação a inscrições de outros países, o valor em reais será convertido na moeda do local.

 

f) O frete de entrega dos livros será custeado pelo(a) autor(a), cujo valor será calculado conforme o número de livros a que terá direito (conforme as cotas de participação) e o endereço de entrega.

 

2.7. O(a) autor(a) deverá registrar suas obras previamente para fins de direito autoral.

 

3-DA ACEITAÇÃO DAS POESIAS

 

3.1. Serão aceitas poesias de autoria do participante, de temática livre mas relacionadas ao cuidado, inéditas ou publicadas, formatadas em papel A4, espaço de 1,5 entrelinhas, fonte Times New Roman, tamanho 12 e devidamente revisadas.

 

3.1.1. Cada página de poesia corresponde cerca de 35 linhas ou até 1200 caracteres com espaço, sendo esta uma orientação para o(a) autor(a) formatar o arquivo da(s) poesia(s) inscrita(s).

 

3.2. As inscrições deverão ser enviadas para o e-mail: [email protected], indicando o Assunto: Livro Enfermagem com poesia: a arte sensível do cuidar, junto com os dados e a foto.

 

3.3. Ao se inscrever no Projeto Enfermagem com poesia: a arte sensível do cuidar, o(a) autor(a) autoriza a veiculação da(s) poesia(s), sem ônus aos organizadores e à Editora, nos meios de comunicação,  para fins de divulgação do livro.

 

4 – DA NÃO ACEITAÇÃO DAS POESIAS

 

Não serão aceitas poesias que:

 

a) causem danos a terceiros contendo difamação, injúria ou calúnia, danos materiais e/ou morais;

 

b) ofendam a liberdade de crença religiosa ou que apresentem teor racista ou discriminatório;

 

c) que não seja da própria autoria da pessoa inscrita;

 

d) que não seja de autoria de profissionais/estudantes de enfermagem, conforme item 1.1.


5- DAS INSCRIÇÕES

 

5.1. As inscrições iniciam no dia 30 de outubro de 2014 e terminam no dia 30 de dezembro de 2014. Este prazo poderá ser modificado se, porventura, no prazo final, as inscrições forem insuficientes para compor o livro com no mínimo de 80 páginas, conforme previsto no item 2.5.

 

5.2. Os candidatos deverão enviar uma ou mais poesias, conforme o regulamento, informando:

 

-Nome completo do(a) autor(a) ― informar o nome literário, se houver;

 

-Contatos atualizados: endereço residencial completo, telefone fixo e celular;

 

-E-mail;

 

-Foto em boa resolução;

 

-Biografia do(a) autor(a) resumida, em até 15 linhas.

 

5.3. Só serão aceitas inscrições conforme o regulamento. Os participantes são os responsáveis pela veracidade dos dados fornecidos à organização do livro.

 

6. INFORMAÇÕES ADICIONAIS

 

6.1. Dúvidas sobre o projeto de livro deverão ser enviadas para o e-mail: [email protected].

 

6.2.  Após o prazo final das inscrições, o orçamento será realizado e, valores e prazos informados.

 

6.3. Os organizadores informarão ao(s) autor(es) cujos textos estejam sem correção gramatical, para as providências de revisão, indicando, se necessário, profissional desta área.

 

6.4. Serão apresentadas 2(duas) opções de arte da capa aos participantes, sendo selecionada para  o livro aquela que for a mais indicada entre os autores. 

 

6.5. Para efeitos legais, os participantes do livro declaram que são os legítimos autores das poesias inscritas, isentando os organizadores de reclamação ou qualquer demanda judicial.

 

6.6. Os organizadores reservam-se o direito de alterar qualquer item do projeto; interrompê-lo se necessário, realizando a comunicação aos participantes, com a devolução da parcela(s) paga(s).

 

6.7. A participação no projeto de publicação do livro implica na aceitação do regulamento.