São Paulo, 26 de abril de 2024
Home / Notícias / Medicina, Biologia ou Enfermagem? Conheça as diferenças entre os cursos

Notícias

Medicina, Biologia ou Enfermagem? Conheça as diferenças entre os cursos

A saúde lida com vidas, não é ciência para burocratas. Então, se você pensa em cursar Medicina ou Enfermagem fique atento se tem perfil. Na Medicina é preciso encarar anos de estudo puxado, jornadas de trabalho exaustivas, contornar os fantasmas da morte e ainda atender com dignidade muitos pacientes por dia. 


A recompensa é idealista e financeira. Dificilmente um médico ficará sem emprego e o salário é bem mais alto do que a média. Mas se pensa em trabalhar só por dinheiro, caia fora. 


Na Enfermagem o panorama é parecido, mas há menos anos de estudos e a remuneração é menor. Há ainda quem se interesse pela área e trabalhe como biólogo, atuando na pesquisa ou combate ofensivo aos microrganismos, as pragas das unidades de tratamento. 


Para entender sobre estas profissões, dois estudantes do Sesc pré-vestibular foram conversar com o doutor Waldemar Barbosa, 80 anos, aluno da primeira turma de Medicina da UFSC e primeiro estudante de Santa Catarina a fazer residência num hospital, o Infantil Joana de Gusmão, do qual virou diretor e dedicou 32 anos de vida. Barbosa também foi um dos fundadores do curso de Enfermagem da UFSC, e por anos se dedicou à Biologia, sua paixão desde criança. 


Com três cursos superiores - ele também é formado em Agronomia e Odontologia - e muitas histórias para contar, o papo com Juliana Luiz Butzge, 18, e Fellipe da Mota de Abreu, 19, foi longo. No braço da poltrona de Waldemar estava a medalha de honra ao mérito entregue pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no dia 25 de junho, pela contribuição do médico à pediatria, sua especialização. 


Waldemar adora crianças e foi esse gostar que evitou que ele desistisse da profissão, quando iniciou a convivência com crianças muito doentes e não pode evitar perdas. 


— Bom profissional tem que gostar de gente, olhar para as pessoas, sentir e principalmente ouvir. Na Medicina tem um estudo que se chama anamnese e significa a conversa do médico com o paciente para entender por onde chega a doença. Hoje muitos médicos nem encaram nos olhos. O que sempre digo é que essas profissões melhoraram muito do ponto de vista técnico, mas do humano piorou. 


Juliana quer se formar em Biologia para pesquisar vírus e bactérias. Fellipe quer desbravar a anatomia para entender as potencialidades e fraquezas do corpo humano. Entre tantas, a principal dúvida é como se tornarão bons profissionais. A resposta de Waldemar é simples: 


— Quando se trabalha por uma causa maior que o contracheque, ninguém pode te frear. 


Medicina


DISCIPLINAS 

São 12 departamentos no curso, cerca de 40 áreas de conhecimento. É a maior carga horária da universidade. São 7,2 mil horas/aula. O mínimo de aulas por semana é 32 horas. O que significa que os estudantes têm dois turnos letivos por dia. O padrão de estudo são quatro anos teórico-práticos, dois anos de treinamento hospitalar, e de três a cinco anos para aqueles que desejarem se especializar. 


MERCADO DE TRABALHO

"Não existe médico sem emprego", defende o coordenador do curso de Medicina da UFSC. 


OPÇÕES DE ATUAÇÃO 

Hospitais, postos de saúde, clínicas, pesquisa, ensino. Há cerca de 60 especialidades na Medicina. Um vasto mercado é na Medicina da Família.


DO QUE É PRECISO GOSTAR 

Fundamental é gostar de estudar, e gostar de gente. 


*Fonte: Carlos Eduardo Andrade Pinheiro, coordenador de Medicina UFSC 


Ciências biológicas


DISCIPLINAS 

São quatro anos de curso. As disciplinas são relacionadas com as áreas de Botânica, Zoologia, Ecologia, Bioquímica e Anatomia. No caso do curso de licenciatura, estão incluídas disciplinas na área de formação pedagógica.


MERCADO DE TRABALHO 
Instituições de ensino e pesquisa (públicas e privadas), ministérios governamentais, secretarias, fundações e instituições estaduais e municipais na área de saúde e meio ambiente, empresas e laboratórios (públicos e privados), hospitais, museus, jardins, zoológicos, empresas em áreas relacionadas, rede de ensino fundamental e médio (público e privado), turismo e rede hoteleira. 


OPÇÕES DE ATUAÇÃO 
É possível atuar nas áreas de Meio Ambiente e Biodiversidade; Saúde; Biotecnologia e Produção; Educação; Ecoturismo; Educação ambiental. 


DO QUE É PRECISO GOSTAR 
Ter interesse pelos organismos vivos, microscópicos e macroscópicos, e por tudo o que lhes constitui e permite a vida, bem como pelo ambiente em que vivem. Ter capacidade de observação acurada. Gostar de resolver problemas com abordagem lógica e criatividade. 


* Fonte: Maria Risoleta Marques, coordenadora Ciências Biológicas UFSC 


Enfermagem


DISCIPLINAS 

Inclui matérias das áreas das ciências básicas (anatomia, fisiologia, farmacologia), das ciências humanas (antropologia, psicologia, sociologia) e da enfermagem. São 4.860 horas/aula, que podem ser cumpridas em, no mínimo, quatro anos. 


MERCADO DE TRABALHO 

É bem variado. É possível trabalhar em serviços públicos e privados de saúde, programas de estratégia de Saúde da Família, policlínicas, clínicas privadas, hospitais, maternidades, centros cirúrgico, empresas, planos de saúde. 


OPÇÕES DE ATUAÇÃO 
Saúde da Família, nefrologia, cardiologia, clínica cirúrgica, urgência e emergência, pediatria, neonatologia, obstetrícia, clínica médica, auditoria, acupuntura, geronto-geriatria, saúde mental, saúde do trabalhador. 


DO QUE É PRECISO GOSTAR 
De pessoas, especialmente pessoas com fragilidades. 


* Fonte: Soraia Dornelles Schoeller, coordenadora do curso de Enfermagem UFSC.