São Paulo, 25 de abril de 2024
Home / Notícias / Enfermeiras de Roraima celebram o outubro Rosa

Notícias

Enfermeiras de Roraima celebram o outubro Rosa

25/10/2021

No dia 21/10, as enfermeiras, técnicas e auxiliares de Enfermagem do estado de Roraima foram lembradas e homenageadas. As profissionais receberam exames de saúde gratuitos em uma unidade de saúde móvel, que foram disponibilizados pelo Hospital de Amor – instituição filantrópica referência no tratamento precoce do câncer, na cidade de Boa Vista.

 

Durante as ações, foram realizados 50 exames de mamografia e 40 exames de papanicolau. A iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa, que busca alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico para o câncer de mama e também do colo do útero. “São profissionais que dedicam suas vidas pela saúde dos pacientes. Nada mais justo que tirar um tempo para cuidar um pouco da própria saúde”, afirmou Tárcia Barreto, presidente do Coren-RR.


O conselheiro federal Josias Neves esteve presente na ação. ” A gestão do Coren-RR está de parabéns pela iniciativa, preocupação e cuidado com a saúde das mulheres que representam a nossa Enfermagem, que se doam em prol da saúde”.


A  Região Norte possui a maior incidência de câncer do colo do útero do Brasil e também um número elevado de casos de câncer de mama. Quando descobertos em estágio inicial, há tratamento e cura para ambos. Os dois tipos de câncer apresentam uma incidência mais expressiva a partir dos 40 anos de idade. No entanto, a maior parte dos casos ocorre a partir dos 50 anos.


Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.



Fonte: Cofen | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!