São Paulo, 26 de abril de 2024
Home / Notícias / Atividade física de alta intensidade reduz risco de mortalidade, diz estudo

Notícias

Atividade física de alta intensidade reduz risco de mortalidade, diz estudo

25/11/2020

Um estudo realizado com mais de 400 mil pessoas mostrou o efeito da intensidade da atividade física na redução da mortalidade. O trabalho foi coordenado pelo Departamento de Medicina Preventiva da EPM/Unifesp (Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo), em parceria com a Universidade de Wuhan (China), Universidade de Santiago do Chile (Chile) e a Universidade Europeia Miguel de Cervantes (Espanha).

 

Publicado nesta segunda-feira (23) no periódico Jama Internal Medicine, o estudo apontou os benefícios dos exercícios físicos para a prevenção de doenças crônicas como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

 

Como o estudo foi feito


  • Os pesquisadores utilizaram dados de 403.681 mil pessoas, do estudo americano The National Health Interview Survey, desde o início de 2020;

 

  • Os participantes selecionados eram adultos que realizavam ao menos alguma atividade física na semana;

 

  • Foi calculado o percentual do total da atividade física realizada em alta intensidade, variando de 0% a 100%. Nesse indicador, 100% significa que os adultos realizavam apenas atividade físicas de alta intensidade, enquanto 0% apenas atividades físicas de intensidade moderada.

 

 


Quais foram os resultados?

 

Os adultos que realizaram de 50% a 75% do total de atividade física semanal em alta intensidade tiveram uma redução de 17% na mortalidade por todas as causas, quando comparados aos adultos que realizaram apenas atividades físicas.

 

Rezende explica que a intensidade das atividades, moderada e intensa, estão associadas a uma menor mortalidade. No entanto, independentemente do tempo que a pessoa usa para se exercitar, adicionar um pouco de atividade intensa na semana traz alguns benefícios para a redução na mortalidade. "O que não pode acontecer é uma interpretação desses resultados como se apenas atividades físicas de alta intensidade fossem boas para a saúde. Na realidade, a literatura mostra que manter a prática de exercícios de intensidade moderada a vigorosa traz vários benefícios", diz Rezende.

 

De acordo com ele, os adultos devem praticar, semanalmente, entre 150 e 300 minutos de atividade física de intensidade moderada, como caminhadas ou andar de bicicleta, e 75 a 150 minutos de atividades de alta intensidade, como corrida, natação ou uma combinação entre elas. O especialista ressalta, porém, que atividades moderadas em termos de saúde pública já são suficientes para evitar doenças.



Fonte: UOL | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!