São Paulo, 16 de abril de 2024
Home / Pesquisa / Artigos

Pesquisa / Artigos


No parto vaginal e na cesariana acompanhante não entra: discurso de enfermeiras e de diretores técnicos

28/07/2016

 

Odaléa Maria Brüggermann

Romana Raquel Ebele

Erika Simas Ebsen

Bruna Daniela Batista

 

Resumo

Objetivo: Compreender, sob a ótica de enfermeiros e diretores técnicos, as razões que levam as instituições de saúde de Santa Catarina (Brasil) a impedirem a presença do acompanhante no parto vaginal e na cesariana.

Métodos: Pesquisa exploratório-descritiva, qualitativa.Foram entrevistados 12 enfermeiros e cinco diretores técnicos de setembro/2011 a fevereiro/2012. Os relatos foram analisados segundo o Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados: Nas ideias centrais, as restrições do acompanhante são: a sala de cirurgia não é lugar para o acompanhante; na sala de parto acompanhante não entra; o acompanhante não tem preparo emocional e psicológico; falta de participação no pré-natal dificulta a entrada do acompanhante; se o acompanhante não pede, ele não entra, mas se exigir entra.

Considerações finais: O impedimento do acompanhante está pautado em ideias preconcebidas de que ele pode interferir negativamente na organização do processo de trabalho.

 

Palavras-chave: Parto humanizado. Apoio social. Direitos do paciente. Enfermagem obstétrica. Saúde da mulher. Instituições de saúde. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.