São Paulo, 20 de abril de 2024
Home / Pesquisa / Artigos

Pesquisa / Artigos


Objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao sistema tegumentar

28/07/2016

 

Cecília Passos Vaz da Costa

Maria Helena Barros Araújo Luz

 

Resumo

Objetivo: Descrever o desenvolvimento de um objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnótico em enfermagem aplicado ao sistema tegumentar em uma universidade pública do Piauí.

Método: Pesquisa metodológica aplicada de produção tecnológica que utilizou o referencial pedagógico de educação problematizadora; a metodologia para desenvolvimento do objeto de aprendizagem seguiu as etapas de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação preconizadas pelo design instrucional contextualizado, e a taxonomia revisada de Bloom foi utilizada para elencar os objetivos educacionais.

Resultados: Os quatro módulos do objetivo de aprendizagem desenvolvido foram inseridos na plataforma educacional do Modle. Os pressupostos teóricos permitiram conceber um material educativo virtual o que se configura como instrumento importante para a promoção de uma aprendizagem efetiva no âmbito educacional da enfermagem.

Conclusão: Espera-se agregar valor às práticas de ensino da enfermagem mediante utilização de objetos virtuais de aprendizagem no ensino do raciocínio diagnósticoi aplicado à pele e aos anexos cutâneos.

 

Palavras-chave: Educação em enfermagem. Tecnologia educacional. Diagnóstico de enfermagem. Pele.