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Estratégias educativas para melhoras a adesão à identificação do paciente

28/07/2016

 

Melissa Prade Hemesath

Helena Barreto dos Santos

Ethel Maris Schroder Torelly

Amanda da Silveira Barbosa

Ana Maria Müller de Magalhães

 

Resumo

Objetivo: analisar o impacto de ações educativas nos resultados de adesão à vericiação da pulseira de identificação de pacientes, antes da realização de cuidados de maior risco.

Métodos: estudo descritivo exploratório, conduzido em hospital universitário de grande porte, entre janeiro de 2013 e dezembro de 2014, com 6.201 pacientes entrevistados. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva.

Resultados: a analise e acompanhamento do indicador de adesão ao uso da pulseira de identificação do paciente demonstraram uma tendência de aumento do percentual, atingindo, ao longo do peirodo estudado, de 42,9% a 57,8%, entre janeiro e abril de 2013, e de 81,38% a 94,37%, entre setembro e dezembro de 2014.

Conclusões: as estratégias educativas, ancoradas na sensibilização da equipe, otimizaram a adesão dos profissionais à verificação da identificação do paciente, o que contribui para o fortalecimento de cultura de segurança na instituição.

 

Palavras-chave: Sistemas de identificação de pacientes. Segurança do paciente. Indicadores de serviços. Educação continuada.