São Paulo, 28 de março de 2024
Home / Pesquisa / Artigos

Pesquisa / Artigos


Caracterização e capacidade funcional de mulheres com câncer ginecológico, câncer mamário e doença trofoblástica gestacional.

28/07/2016


Thais Cristina Elias

Lorena Campos Mendes

Maurícia Brochado Oliveira Soares

Sueli Riul da Silva

 

Resumo

Objetivo: descrever o perfil sociodemografico e clínico e a capacidade funcional de mulheres diagnosticadas com câncer ginecológicas, câncer mamário e doença trofoblástica gestacional em tratamento quimioterápico.

Método: estudo longitudinal retrospectivo, que avaliou os registro de mulheres e tratamento em um hospital de clínicas no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2012.

Resultados: foram avaliados os registros de 438 mulheres. A análise mostrou que as pacientes não eram capazes de realizar suas atividades cotidianas, limitando-se àquelas do autocuidado. As pacientes idosas sofreram maior comprometimentos funcional durante a terapêutica.

Conclusões: a amostra estudada era de mulheres com 41 a 50 anos, diagnosticadas com câncer de mama (50,9%), que faziam uso de protocolos baseados em antracíclicos (47%); os escores da capacidade funcional da amostra decaíram de 78,22 para 73,57. Evidencia-se que os cuidados de enfermagem devem centrar-se no controle de sinais e sintomas que causam impacto na capacidade funcional das mulheres sob quimioterapia.

 

Palavras-chave: Avaliação de estado de Karnofky. Atividades cotidianas. Quimioterapia. Saúde da mulher.