São Paulo, 29 de março de 2024
Home / Pesquisa / Artigos

Pesquisa / Artigos


Adesão ao uso de um chicklist cirúrgico para segurança do paciente

28/07/2016

 

Eliane Cristina Sanches Maziero

Ana Elisa Bauer de Camargo Silva

Maria de Fátima Matovani

Elaine Drehmer de Almeida Cruz

 

Resumo

Objetivo: Avaliar a decisão ao checklist do Programa Cirurgias. Seguranças em um hospital de Ensino.

Métodos: Pesquisa avaliativa desenvolvida em hospital de ensino do sul do Brasil em 2012. A coleta de dados foi realizada por meio de observação não participante de 20 cirurgias ortopédicas de prótese de quadril e joelho e norteada por instrumento elaborado para a pesquisa com base no checklist criado e utilizado pela instituição.

Resultados: No procedimento observados (n=20) houve adesão significativa (p<0,05) em relação à verificação de documentação, jejum, tricotomia, ausência de esmalte e adorno, identificação do paciente e sítio operatório, disponibilidade de sangue e funcionalidade de materiais. Não houve adesão significativa à verificação da identificação do paciente, do procedimento e da lateralidade, da apresentação da equipe, da pausa cirúrgica e da contagem de materiais em sala operatória.

Conclusão: O estudo avaliou que a verificação dos itens do checklist se deu de forma não verbal e que não houve adesão significativa ao instrumento.

 

Palavras-chaves: Segurança do paciente. Procedimento cirúrgicos operatórios. Avaliação de programas e projetos de saúde.