São Paulo, 29 de março de 2024
Home / Notícias / Uso indiscriminado de probióticos para tratamento de asma pode fazer mal à saúde

Notícias

Uso indiscriminado de probióticos para tratamento de asma pode fazer mal à saúde

21/07/2021

Agência FAPESP * – Recente estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) investiga os possíveis benefícios e riscos do uso indiscriminado de probióticos por consumidores asmáticos.


A asma constitui um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Os diferentes fenótipos da doença podem ser influenciados pela interação entre o ambiente, a microbiota intestinal e a genética do hospedeiro. A fim de minimizar os efeitos da doença, muitas estratégias são investigadas para modular a composição da microbiota, como a suplementação com probióticos, que são produtos alimentares que contêm micro-organismos vivos cuja ingestão pode trazer benefícios à saúde.


“Nossos dados mostraram que o uso do mesmo probiótico induziu diferentes mudanças na microbiota intestinal, que se correlacionaram com a microbiota intestinal do hospedeiro, mas que essas mudanças podem nem sempre ter implicações positivas para a saúde, e efeitos adversos podem ocorrer”, explica Caroline Marcantonio Ferreira, docente e pesquisadora do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Unifesp que conduziu o estudo, em entrevista à Assessoria de Imprensa da Unifesp.


A pesquisa foi publicada em artigo no periódico científico Microbiome e teve apoio da FAPESP pelos projetos “Efeito dos ácidos graxos de cadeia curta produzidos por bactérias probióticas na profilaxia e tratamento da inflamação alérgica das vias aéreas” e “Probiótico como uma ferramenta terapêutica no eixo pele-pulmão-intestino”.


Os cientistas investigaram se a diversidade da microbiota intestinal e fatores genéticos do hospedeiro influenciam os efeitos da administração oral de um probiótico produtor de acetato, o Bifidobacterium longum 51A, na inflamação alérgica experimental das vias aéreas induzida por ovoalbumina em duas linhagens de camundongos.


Para tanto, foram usadas duas linhagens de camundongos, A/J e C57BL/6. Camundongos A/J apresentam maior predisposição para desenvolver respostas alérgicas comparados aos C57BL/6. Além disso, o camundongo A/J apresenta uma microbiota menos diversa comparado ao C57BL/6.


A pesquisa também revela, por meio de um experimento de transplante de embrião, que a composição da microbiota foi muito relevante para o fenótipo de inflamação alérgica das vias aéreas.


“Portanto, o uso indiscriminado de probióticos deve ser reconsiderado, pois os efeitos desses produtos são dependentes de parâmetros do hospedeiro, como a microbiota intestinal residente”, complementa Ferreira.


*Com informações de Matheus Campos, da assessoria de imprensa da Unifesp.

 

 (foto: Wikimedia Commons)



Fonte: Agência Fapesp | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!