São Paulo, 20 de abril de 2024
Home / Notícias / Associação Brasileira de Estomaterapia promove pré-lançamento do 1º Consenso Brasileiro de Cuidado da Pessoa com Estomia

Notícias

Associação Brasileira de Estomaterapia promove pré-lançamento do 1º Consenso Brasileiro de Cuidado da Pessoa com Estomia

11/12/2020

A Sobest - Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências prepara o pré-lançamento do 1º Consenso Brasileiro de Cuidado às pessoas adultas com estomia de eliminação. O documento traz 214 declarações que, compiladas de forma inédita, pretendem auxiliar enfermeiros estomaterapeutas, demais profissionais de Saúde e gestores na assistência de excelência. “Este consenso aponta as principais evidências científicas da área para o cuidado especializado destes pacientes”, afirma a presidente da Sobest, Profa. Dra Angela Boccara.

 

O lançamento oficial do documento está previsto para o primeiro trimestre de 2021, mas a apresentação preliminar será no Congresso Paulista de Estomaterapia, nos dias 11 e 12 de dezembro.

 

Trata-se do primeiro documento nacional sobre o tema, que deve subsidiar, também, novos debates sobre políticas públicas destinadas às pessoas com estomia no país. Dividido em categorias, engloba temas como a assistência pré e pós-operatória, o autocuidado, a atenção com a pele perístoma, a escolha do equipamento coletor e produtos adjuvantes, os aspectos nutricionais, físicos, emocionais e sociais, entre outros.

 

A organização do material foi realizada pela Profa. Dra Angela Boccara e pelo Prof. Dr. Juliano Moraes, Diretor do Departamento de Educação da Sobest. “Será o único consenso brasileiro sobre o tema. A proposta dele é que, de fato, contribua para a qualidade da assistência e melhor qualidade de vida das pessoas com estomias”, ressalta Moraes.

 

A elaboração do consenso foi dividida em quatro fases, a partir de rigorosa metodologia científica: revisão sistemática da literatura; construção das declarações de consenso; validação das declarações de consenso e revisão técnica.

 

A revisão sistemática contou com a formulação de questões clínicas que contemplaram os cuidados específicos para pessoa com estomias de eliminação temporária ou definitiva. Foi realizada uma busca das diretrizes mais recentes das principais entidades mundiais ligadas a Estomaterapia e nas três principais revistas especializadas no assunto: Brazilian Journal Enterostomal Therapy - Revista Estima, Journal of Wound, Ostomy, and Continence Nurses Society (JWOCN) e Jornal of World Council of Enterostomal Therapists (JWCET).

 

As declarações do consenso foram construídas por dois enfermeiros estomaterapeutas, titulados pela Sobest, que somaram 214 entre todas as categorias do documento.

 

A validação de conteúdo foi feita por dez juízes de todo Brasil, reconhecidos pela atuação no ensino, assistência clínica e/ou pesquisa envolvendo pessoas com estomias. Após sete reuniões virtuais, foi produzido um relatório com a declarações consensuadas.

 

A revisão técnica foi realizada pela Prof.ª Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos, da Universidade de São Paulo, diretora do Departamento de Relações Internacionais da Sobest.

 

A produção do consenso contou com a participação de profissionais de 11 universidades brasileiras, além de apoio da Coloplast.



Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!