São Paulo, 19 de abril de 2024
Home / Notícias / Jairo Bouer e Lucas Veiga analisam saúde mental do brasileiro durante a pandemia em Live

Notícias

Jairo Bouer e Lucas Veiga analisam saúde mental do brasileiro durante a pandemia em Live

25/11/2020

Como está a vida dos brasileiros após 8 meses de quarentena? É com essa pergunta que o Entrementes, espaço de saúde mental do canal Drauzio Varella, traz um bate-papo com o psiquiatra Jairo Bouer e o psicólogo Lucas Veiga. Hoje, dia 25/11 às 18h, no YouTube Drauzio Varella, eles farão um balanço sobre os impactos da pandemia na mente da população.

 

De acordo com pesquisa recente da Organização Mundial de Saúde (OMS) realizada em 130 países, incluindo o Brasil, a pandemia interrompeu serviços essenciais de saúde mental em 93% das nações.

 

Questões como isolamento social, luto, solidão, perda de renda e adaptações para esse novo contexto afetaram diretamente indivíduos de diferentes gêneros e faixas etárias. Bouer e Veiga vão responder perguntas do público sobre o tema e orientar para que aflições e dificuldades impostas pela pandemia sejam amenizadas e encaminhadas de forma adequada.

 

“Há ainda o estado de medo constante e relatos de aumento de número de casos de ansiedade, insônia e consumo de álcool e drogas. Esse turbilhão de emoções é muito delicado e tem abalado estruturas de famílias inteiras. Não é fácil; por isso, é fundamental o cuidado e acolhimento emocional”, destaca o psiquiatra que está pelo terceiro mês seguido conduzindo as discussões no Entrementes.

 

Quase 1 bilhão de pessoas vive com algum transtorno mental, 3 milhões morrem anualmente em decorrência do uso nocivo de álcool e uma pessoa morre a cada 40 segundos por suicídio. Esses números indicam um cenário que merece atenção em qualquer tempo, e agora, com a pandemia, ainda mais.



Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!