São Paulo, 19 de março de 2024
Home / Notícias / 12 carreiras para quem gosta de Enfermagem

Notícias

12 carreiras para quem gosta de Enfermagem

02/07/2020

Quem faz Enfermagem se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais, como médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos. 

 

O profissional é indispensável em hospitais e clínicas e pode prestar, também, atendimento domiciliar. No hospital, irá coletar dados sobre o estado de saúde do paciente e definir a conduta a ser seguida pela equipe de enfermagem. Além disso, atua também no atendimento de emergência e pré-hospitalar, em casas de parto, no campo da estética, entre outros.

 

Outra possibilidade para o profissional da enfermagem é ter o seu próprio consultório, em que realizará ações de prevenção e assistência à saúde. São diversas área de atuação. Separamos algumas para você conhecer um pouco melhor esse universo. Confira:

 

Enfermagem estética

 

Esse profissional atua em clínicas de estética e auxilia em procedimentos, como drenagem linfática, laserterapia e dermopigmentação. A estética é uma área ampla e hoje diversos profissionais da saúde, como enfermeiros, dentistas e dermatologistas, também podem investir em especializações e atuar na área. 

 

Enfermagem forense

 

Quem se especializa nessa área presta assistência às vítimas de diferentes tipos de violência e contribui para investigações criminais, coletando provas e preservando vestígios. 

 

Enfermagem geral

 

O enfermeiro geral é o responsável por coordenar equipes de técnicos e auxiliares de enfermagem no atendimento aos pacientes. Além disso, também pode trabalhar nas residências dos pacientes, no chamado home care ou atendimento domiciliar. Nesses casos, o profissional faz o cuidado intensivo do paciente e tem responsabilidades como auxiliar nas tarefas e necessidades diárias e controlar medicamentos.

 

Enfermagem geriátrica

 

Na enfermagem geriátrica, o profissional é responsável pelos cuidados diários de idosos, doentes ou não, em domicílio, casas de repouso, clínicas ou hospitais. Entre as atividades, estão, por exemplo, ajudá-los com exercícios, monitorar sinais vitais e administrar medicamentos.

 

Enfermagem médico-cirúrgica

 

Atua em prontos-socorros, clínicas ou hospitais e realiza os cuidados pré e pós-operatórios dos pacientes.

 

Enfermagem obstétrica

 

Dá assistência às mulheres durante todo o processo da gestação, dos cuidados do pré-natal e o parto em si até as orientações com o recém-nascido e planejamento familiar.

 

Enfermagem pediátrica

 

Em conjunto com outros profissionais, como pediatras, ginecologistas e obstetras, o enfermeiro pediátrico acompanha o crescimento e o desenvolvimento da criança. Também é possível trabalhar em escolas, avaliando a saúde das crianças.

 

Enfermagem de resgate

 

O profissional trabalha em equipe durante operações de salvamento e atendimento às vítimas de acidentes, de calamidades ou mesmo resgate em situações de risco. Ele também pode atuar no setor pré-hospitalar, recebendo o paciente logo após o resgate, conferindo os sinais vitais e realizando o primeiro atendimento com rapidez para não agravar o caso.

 

Enfermagem do trabalho

 

Essa especialidade permite que o profissional trabalhe em empresas, realizando atendimento ambulatorial e monitorando programas de prevenção e acompanhamento da saúde de funcionários.

 

Gestão de qualidade

 

Nessa área, o enfermeiro avalia e planeja a assistência aos pacientes em hospitais, seguindo as normas do setor. Sua atuação varia desde os procedimentos do dia a dia até o uso de materiais e medicamentos. Ele também prepara o hospital para receber certificações internacionais de qualidade.

 

Pesquisa clínica

 

O enfermeiro planeja, implementa e coordena projetos de pesquisas clínicas, como o desenvolvimento de novos medicamentos, doenças e estudos genéticos, em hospitais, institutos de pesquisa e universidades.

 

Enfermagem oncológica

 

Além de um bom preparo técnico e psicológico, esse profissional é capaz de realizar cuidados paliativos, prestar assistência aos pacientes e auxiliar em cirurgias. Quem se interessa pela área também pode investir na carreira acadêmica e realizar pesquisas.



Fonte: Guia do Estudante | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!