São Paulo, 28 de março de 2024
Home / Notícias / Covid-19: Quem protege os protetores?

Notícias

Covid-19: Quem protege os protetores?

20/03/2020

Quando a síndrome respiratória aguda grave (SARS) apareceu em 2003 - 2004, aproximadamente 20% do total das infecções se deram se deram em profissionais da saúde da linha de frente. Na região metropolitana de Toronto, o epicentro do surto na América do Norte, esse número foi mais que o dobro (43%) e duas enfermeiras e um médico morreram.

 

Isso foi um golpe duplo: para os profissionais infectados convalescentes e para os pacientes, pois os serviços essenciais prestados foram racionados. E agora, a memória desses acontecimentos assombra a equipe médica que luta contra o novo irmão do vírus SARS, o SARS-CoV-2, que causa a Covid-19.

 

"Não podemos combater a Covid-19 sem proteger os nossos profissionais da saúde", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, em uma recente coletiva de imprensa.

 

Mas, enquanto os Estados Unidos se preparam para o aumento exponencial de casos confirmados – em 11 de março, eles totalizavam pelo menos 1.016 em 38 jurisdições e 31 mortes – passando da fase de contenção para a de mitigação, os profissionais de saúde não acreditam que contam com proteção suficiente para garantir a continuidade do cuidado ao paciente em centros médicos que já estão no máximo de sua capacidade.

 

Por um lado, como o surto interrompeu as cadeias de suprimento globais, algumas empresas dos Estados Unidos reportaram escassez de equipamentos de proteção individual (EPI), como máscaras, óculos de proteção, capacetes com respirador, luvas e aventais, segundo um relatório do jornal The Seattle Times. Os funcionários têm de racionar o uso de EPIs.

 

Momento de intensificar esforços

 

Dúvidas sobre a adequação das medidas de proteção são a principal preocupação das enfermeiras no estado de Nova York, onde o acesso ao EPI, pouco treinamento sobre os protocolos e uso de equipamentos, e avaliação e triagem inadequada de pacientes estão sendo relatados pelo Conselho de Enfermagem.

 

Em uma pesquisa nacional recente conduzida pelo sindicato National Nurses United (NNU) com 6.500 de seus membros, apenas 30% dos entrevistados disseram que seus empregadores tinham estoque suficiente de EPI para proteger a equipe contra um pico repentino de Covid-19. Apenas 44% disseram que receberam treinamento para reconhecer e atender casos suspeitos.

 

"Os enfermeiros estão confiantes de que podemos cuidar dos pacientes com Covid-19 e até ajudar a impedir a propagação desse vírus, se recebermos a proteção e os recursos necessários para fazer o nosso trabalho", disse Bonnie Castillo, enfermeira, diretora-executiva do NNU e da California Nurses Association em uma coletiva de imprensa, em 5 de março.

 

"Não é o momento de relaxar nossa forma de trabalhar ou afrouxar os regulamentos estaduais ou federais. É o momento de intensificar todos os nossos esforços".



Fonte: Medscape | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!