São Paulo, 25 de abril de 2024
Home / Notícias / Centro de Estudos sobre o Genoma Humano adquire sequenciador genético de última geração

Notícias

Centro de Estudos sobre o Genoma Humano adquire sequenciador genético de última geração

11/03/2020

O Centro de Estudos sobre o Genoma Humano e Células-Tronco ( CEGH-CEL), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiado pela FAPESP e sediado na Universidade de São Paulo (USP), adquiriu um sequenciador de DNA de última geração.

 

“Esse equipamento permite um salto qualitativo e quantitativo na análise genômica, o que chamamos de NGS, do inglês Next Generation Sequence”, explica a professora Mayana Zatz, coordenadora do CEGH-CEL, em entrevista para a rádio USP.

 

Sequenciadores de DNA são importantes para diagnosticar doenças raras. Muitas pessoas portadoras dessas doenças não têm acesso a um diagnóstico molecular preciso, dificultando o tratamento direcionado e eficaz. O diagnóstico precoce permite uma orientação correta, a prevenção de novos casos em família de risco e encaminhamento dos pacientes para programas assistenciais.

 

O equipamento instalado no centro é o único no Brasil em uma instituição pública e estará disponível em breve para a população que não tem meios para pagar os testes oferecidos pelos laboratórios particulares.

 

Zatz também disse na rádio USP: “Esse equipamento será fundamental para avançarmos nas pesquisas, identificando novos genes associados a doenças raras e a frequência das mutações responsáveis pelas doenças genéticas mais comuns em nossa população”.

 

O CEGH tem o objetivo principal de ampliar os conhecimentos básicos sobre as doenças genéticas prevalentes na população brasileira e possibilitar o diagnóstico dessas enfermidades. A equipe do centro aborda aspectos da regulação da expressão gênica em distúrbios complexos, como autismo e várias doenças neurodegenerativas.

 

Mais informações em: https://bit.ly/3axqcur



Fonte: Agência Fapesp | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!