São Paulo, 25 de abril de 2024
Home / Notícias / Cuidado com o frango no Natal

Notícias

Cuidado com o frango no Natal

13/12/2019

Nas tradicionais reuniões familiares e de confraternização de fim de ano, além das bebidas, são consumidos alimentos especialmente preparados para a festa. Em tempos de dificuldade econômica e aumento no custo das carnes, o frango surge como uma boa opção.

 

Entretanto, são necessários cuidados básicos. Na revista Epidemiology & Infection, o epidemiologista S. J. Chai e colaboradores da divisão de doenças transmitidas por alimentos do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças, dos EUA) lembram que o frango é o mais frequente alimento, nos EUA, onde foram identificadas bactérias responsáveis por surtos de intoxicação alimentar.

 

De 1998 a 2012, dos 1.114 surtos de intoxicação alimentar provocados por aves, 25% foram associados a contaminação por Salmonella enterica e Clostridium perfringens.

 

As causas do contágio foram erros no manuseio dos alimentos (em 64% dos casos) e cozimento inadequado (53%). As más práticas ocorrerem em 37% dos casos com origem em restaurantes e 25% nas residências.

 

Apesar disso, a tendência mundial é o consumo de aves aumentar mais do que outros tipos de carne. Os autores sugerem lavar as mãos com água morna e sabão, por 20 segundos, antes e depois de manusear frango cru. Culinaristas e chefs da TV podem aproveitar a chance para chamar a atenção do público para melhorar a higiene das mãos e evitar uma encrenca bem nessa época de festas.


Julio Abramczyk - Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).



Fonte: Folha de S. Paulo | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!