São Paulo, 19 de abril de 2024
Home / Notícias / Outubro Rosa: mostra retrata a força de 15 mulheres contra o câncer de mama

Notícias

Outubro Rosa: mostra retrata a força de 15 mulheres contra o câncer de mama

01/10/2019

“Depois de passar por um câncer de mama, você aprende que precisa aproveitar tudo que a vida tem de bom”, disse a vendedora Cristina Patricia de Aguiar, uma das 15 mulheres retratadas em uma exposição em São Paulo e no Maranhão sobre pacientes que tratam a doença.

 

A mostra Mulheres no Espelho – Força e Renascimento, que estreou nesta terça-feira, 1º, fica em cartaz durante todo o mês, como parte do Outubro Rosa, campanha internacional de conscientização sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama.

 

Gratuita, a exposição ocorre em oito espaços, incluindo estação do Metrô, shoppings, hospital e até a sede do Corinthians. Entre as atrações, há fotografias e vídeos com os depoimentos das 15 mulheres sobre os maiores desafios no processo de superação da doença.

 

Segundo o Instituto Viver Hoje, organizador da mostra, o objetivo da ação é alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e contribuir para o aumento da autoestima das mulheres que estão em tratamento. Grávida quando descobriu um nódulo no seio, Joice Souza, de 32 anos, pensou que não iria ver a filha Sofia completar seu primeiro ano de vida.

 

“Estou muito feliz por estar superando a doença e servir de esperança para tantas outras mulheres. Somos guerreiras, cada uma com uma história”, contou Joice, que disse ter adorado participar do ensaio fotográfico. “Me senti uma diva.” Em novembro, a exposição ficará exposta na Estação Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela, na zona oeste da capital paulista.


Câncer de mama

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse porcentual é de 29%.

Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2018, houve cerca de 60 mil novos casos da doença no País.


Serviço

Exposição Mulheres no Espelho – Força e Renascimento

Data: de 1º a 31 de outubro

Locais:

SÃO PAULO

  • Galeria Studio Trend
    Rua Costa Carvalho, 213 – Pinheiros, São Paulo-SP
  • Hospital Santa Marcelina
    Rua Santa Marcelina, 177 – Vila Carmosina, São Paulo – SP
  • Sport Club Corinthians Paulista
    Rua São Jorge, 777 – Parque São Jorge, São Paulo-SP
  • Raposo Shopping
    SP-270, km 14.5 – Jardim Boa Vista, São Paulo-SP
  • Anhanguera Parque Shopping
    Rua Jean Anastace Kovelis, 123 – Ipês (Polvilho), Cajamar-SP
  • Atrium Shopping
    Rua Giovanni Battista Pirelli, 155 – Vila Homero Thon, Santo André-SP
  • Metrô Faria Lima
    Avenida Brigadeiro Faria Lima, 948, Pinheiros, São Paulo-SP

MARANHÃO

  • Igreja Batista de Mirinzal
    Avenida Governador Antônio Dino, 410, centro, Mirinzal-MA

Data: de 1º de novembro a 30 de novembro

Local:

SÃO PAULO

  • Metrô Fradique Coutinho
    Rua dos Pinheiros, 623, Pinheiros, São Paulo-SP


Fonte: O Estado de S. Paulo | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!