São Paulo, 24 de abril de 2024
Home / Notícias / Conheça 5 benefícios de exercitar-se nos dias frios

Notícias

Conheça 5 benefícios de exercitar-se nos dias frios

18/07/2019

Dias frios costumam combinar com aquela preguiça, bebidas quentinhas e o aconchego das cobertas. Mas, por mais difícil que possa parecer, especialistas recomendam que a prática diária de exercícios físicos seja mantida mesmo no inverno, uma vez que pode potencializar os resultados dos treinos e até ajudar a evitar problemas cardíacos, quando feita da forma correta.

 

De acordo com o cirurgião cardiovascular, Dr. Marcelo Sobral, quando nos exercitamos, o coração trabalha com mais eficiência, o sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis, o que pode ser potencializado nos dias frios. Mas para quem já tem histórico de problemas cardiovasculares, o cirurgião recomenda que durante a atividade a frequência cardíaca e a pressão arterial sejam sempre monitorados e a intensidade dos exercícios seja alternada, para evitar o risco de AVC e infarto.

 

“Nos dias frios ou ao exercitar-se pela manhã, é importante alongar-se e aquecer-se antes da atividade, proteger a cabeça, mãos e pés, utilizando sempre roupas apropriadas e que ajudam manter a temperatura do corpo quente. Além disso, deve-se fazer o controle da respiração durante toda a prática e não esquecer de alimentar-se corretamente antes e depois dos exercícios”, explica.

 

O especialista ainda indica cinco dos principais benefícios da prática de atividades físicas no inverno. Confira:

 

1) Potencializa resultados dos treinos - o gasto calórico durante a prática de exercícios no frio é ainda maior do que em outras estações, já que o organismo além de queimar naturalmente as calorias, também as usa para manter o corpo aquecido.

 

2) Evita doenças cardíacas – A prática diária de exercícios ajuda no combate direto a alguns dos principais fatores de risco cardiovascular, como sedentarismo, obesidade e até diabetes, já que diminui a ansiedade, que motiva, principalmente no inverno, o consumo de guloseimas.

 

2) Deixa seu corpo pronto para o verão – com o controle do peso e condicionamento físico adquirido durante os treinos no inverno, seu projeto verão está garantido!

 

3) Evita dores nas articulações – As dores no corpo, muito comuns em temperaturas frias podem ser evitadas com a pratica de exercícios que fortalecerem os músculos, os exercícios físicos ajudam a diminuir e até eliminar o desconforto.

 

5) traz bem estar físico e emocional – os hormônios que liberamos durante a atividade física nos proporcionam sensação de bem estar, melhoram o humor e ajudam a manter o corpo aquecido e ativo, sempre disposto.



Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!