São Paulo, 29 de março de 2024
Home / Notícias / Tese de pesquisadora da Unesp recebe prêmio da CAPES

Notícias

Tese de pesquisadora da Unesp recebe prêmio da CAPES

03/12/2018

A tese de doutorado defendida por Paula Carolina de Souza, em 2017, foi agraciada com o prêmio Capes-Interfarma de Inovação e Pesquisa de 2018. A pesquisa desenvolveu uma molécula promissora no combate à tuberculose. O prêmio inclui certificado e uma bolsa de pós-doutorado.

 

Paula Carolina de Souza concluiu o doutorado no programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia, no campus de Araraquara, sob orientação do professor Fernando Rogério Pavan. A premiação acontece no dia 13 de dezembro, em Brasília.

 

O orientador explica que o trabalho, elaborado juntamente com o grupo do professor Jean Leandro dos Santos e seu aluno de doutorado Guilherme Fernandes, desenvolveu uma biblioteca de novas moléculas, sendo que uma delas, a BZ8 (derivado benzofuroxanico) se mostrou altamente promissor contra Tuberculose.

 

“A molécula foi altamente promissora em ensaios in vitro, mostrando um novo mecanismo de ação e a atividade esterilizante em pulmão de camundongos infectados com Mycobacterium tuberculosis”, aponta o orientador. Acredito que tenha sido o motivo da premiação tanto da Capes, quanto de Melhor Tese da Unesp. Nenhum outro fármaco mostrou atividade tão promissora”, destacou Pavan.

 

A bactéria Mycobacterium tuberculosis, causadora de tuberculose em humanos, é apontada como responsável pelo maior numero de mortes causadas por uma doença infecciosa no mundo em 2015. A Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou 9,6 milhões de novos casos e 2 milhões de mortes neste ano.



Fonte: Unesp Agência de Notícias | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!