São Paulo, 18 de abril de 2024
Home / Notícias / Em ato de bravura, enfermeira dirige ambulância e salva paciente no ES

Notícias

Em ato de bravura, enfermeira dirige ambulância e salva paciente no ES

11/06/2018

Não foi por acaso que o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) produziu a campanha “Heróis do Cuidado”, um documentário que mostra, em cinco vídeos, histórias reais de superação, dedicação e respeito à profissão abraçada por mais de um milhão de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem de todo o Brasil.

 

Um exemplo real de coragem foi dado esta semana, em Linhares, que é um dos maiores municípios da região norte do Espírito Santo. Na ausência do motorista, a enfermeira Pabliane Campagnaro Ferreira assumiu a direção de uma ambulância para socorrer um paciente, na noite da última segunda-feira (4/6), no Hospital Geral de Linhares (HGL), pertencente à rede municipal de saúde.

 

Pabliane contou que o paciente foi levado ao HGL com sinais de infarto, e precisava de remoção imediata. Como o motorista da ambulância estava em outro atendimento, os profissionais do plantão tomaram uma decisão rápida e sensata: um membro da equipe deveria assumir o volante para salvar a vida do paciente.

 

A enfermeira Pabliane, com autorização da coordenadora de enfermagem, não pensou duas vezes e dirigiu a ambulância até outro hospital. Lá o paciente passou pelos procedimentos adequados, ficou na UTI, depois evoluiu, foi transferido para o quarto e ontem (7/6), recebeu alta. Vale ressaltar que, durante o trajeto, o paciente foi assistido por uma equipe completa de profissionais de enfermagem e médico, dentro da ambulância. No HGL também não houve prejuízo à assistência de enfermagem.

 

Para o presidente do Coren-ES, Wladimilson Gama Almeida, a atitude da equipe, e em especial da Pabliane, salvou a vida de uma pessoa e honrou toda a enfermagem. “Estamos orgulhosos com os profissionais que, mais uma vez, enfrentaram com bravura as adversidades impostas diariamente à enfermagem”, enfatizou Wladimilson. Parabéns, Pabliane e equipe!



Fonte: Cofen | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!