São Paulo, 9 de julho de 2020
Home / Colunistas / Orgulho de ser Enfermagem

Estomaterapia | Profa. Dra Maria Angela Boccara de Paula

Profa. Dra Maria Angela Boccara de Paula - TiSobest Presidente da Associação Brasileira de Estomaterapia - Sobest Editora da Revista Estima Professora Doutora do Departamento de Enfermagem e Nutrição e Professora do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano Universidade de Taubaté - Email: presidencia@sobest.com.br

+ postagens

Orgulho de ser Enfermagem

O ano de 2020 foi escolhido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar o ano internacional dos profissionais de enfermagem e obstetrícia. Maio o mês da enfermagem!

Que momento marcante e significativo para nossa profissão, que foi lembrada por organizações mundiais e que se mostra tão importante e essencial neste período de crise global, no enfrentamento da pandemia da COVID-19.

Enfermagem, profissão do cuidado que desempenha papel vital na prestação de serviços essenciais de saúde em todos os níveis de atenção e crucial para promover a saúde e prevenir doença. No enfrentamento dessa situação nunca antes imaginada por nenhum de nós, os profissionais de Enfermagem mostram-se determinados a contribuir para o cuidado qualificado das pessoas acometidas por esse vírus invisível e tão devastador.

Continuam incessantemente, muitas vezes, em mais de uma frente de trabalho, com jornadas exaustivas, muitas e muitas vezes sem recursos suficientes, outras sem todos os equipamentos de proteção individual, levando a grande exposição e alto risco e mesmo assim, estão lá, na luta pela vida, pela dignidade e respeito a todos que necessitam do nosso cuidado.

Enfermagem, profissionais essenciais, mas infelizmente tão mal remunerados, tão pouco reconhecidos pela sociedade. Este é um momento importantíssimo e muito sério, sabemos das grandes necessidades que afligem milhões de pessoas neste nosso imenso país, tão cheio de desigualdades sociais, políticas, econômicas e culturais, mas é também muito importante ter claro que é este grupo de profissionais que faz o sistema de saúde se manter em funcionamento.

Somos o maior contingente de profissionais de saúde e merecemos ter nosso lugar ao sol. Precisamos ter uma jornada de trabalho devidamente regulamentada em todo país, um piso salarial justo, condições dignas de trabalho, adicional de insalubridade para todos os profissionais de enfermagem e, principalmente, reconhecimento da importância do nosso trabalho.

Por esta razão hoje estou aqui para parabenizar todos aqueles que se dedicam à Enfermagem, promovendo saúde, prevenindo enfermidades e complicações, cuidando, ensinando, pesquisando, gerenciando, fazendo auditorias e consultorias, atuando direta ou indiretamente para que as pessoas estejam saudáveis ou acolhidas e bem cuidadas nas suas enfermidades e dores.

Parabéns por nossa história, por nossa garra, por acreditarmos no que fazemos e por construirmos práticas alicerçadas em evidências científicas, mas especialmente balizadas no bem-estar das pessoas.

Orgulho de ser Enfermagem!

Que neste ano sejamos contemplados não apenas com palmas, mas com reconhecimento real e conquista de direitos para que possamos continuar a fazer mais e melhor.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!