São Paulo, 19 de abril de 2024
Home / Colunistas / Ser titulado por uma Sociedade de Especialistas: O que isso significa

Estomaterapia | Sílvia Angélica Jorge

Diretora do Departamento de Enfermagem do Hospital de Clínicas/UNICAMP, Conselheira Científica e vice-presidente da Sobest – Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências. Enfermeira Estomaterapeuta TiSOBEST, Graduada e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Médicas, é Mestre em Enfermagem Fundamental, pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – SP, com Especialização em Estomaterapia na Faculdade de Ciências Médicas/ UNICAMP, Especialização em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo, Especialização em Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo e Especialização em Desenvolvimento Gerencial pela Universidade Estadual de Campinas. - Email: [email protected]

+ postagens

Ser titulado por uma Sociedade de Especialistas: O que isso significa

A Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências – SOBEST – Gestão 2015-2017, publicou recentemente o edital do Concurso para Obtenção ou Renovação do Título de Enfermeiro Estomaterapeuta. Neste ano, o concurso será em duas datas, para estimular a participação de um número maior de estomaterapeutas, evidenciando a capacidade técnica e científica de nossos especialistas.

Em nosso espaço mensal para debater a Estomaterapia, gostaria de compartilhar com os colegas o texto da presidente da Sobest, Profa. Dra. Maria Angela Boccara de Paula, sobre a importância da titulação:

“O Título de especialista valoriza o trabalho, aumenta o prestígio pessoal e da especialidade perante o grupo profissional e sociedade em geral. A Titulação conferida pelas Associações ou Sociedades de Especialistas tem como objetivo validar a capacitação e a competência específica na área.

No que tange a Enfermagem em Estomaterapia, os primeiros títulos conferidos a Enfermeiros Estomaterapeutas aconteceram em 2003, sendo que desde então provas de conhecimento técnico-científico específico e análise de memorais são realizadas, sendo o profissional titulado pela Associação Brasileira de Estomaterapia: Estomias, Feridas e Incontinências (SOBEST), conhecido como TiSobest.

As conquistas dos enfermeiros estomaterapeutas dentro da especialidade e da profissão ganham força e credibilidade à medida que a especialidade se firma e se fortalece no país, assim o TiSobest é considerado um reconhecimento profissional que permite ao membro titular ampliar suas possibilidades de crescimento em sua trajetória profissional.

A Titulação é uma forma de estimular o especialista a manter a sua atualização, evidenciando o compromisso do profissional com a especialidade, torna-se membro de um grupo, aprende códigos, normas e regras básicas de relacionamento e vai paulatinamente apropriando-se de conhecimentos já sistematizados e acumulados por esse grupo, contribuindo para a diferenciação profissional.

Essa diferenciação traz benefícios para a carreira do enfermeiro e contribui também para o crescimento pessoal e autoestima, estabelecendo espaço de destaque e reconhecimento.

Ter o TiSobest é uma vitória profissional. Espera-se que o TiSobest desperte no profissional o desejo e o compromisso de estar ativo, participativo, estudando e produzindo novos saberes e compartilhando-os para que cada vez mais tenhamos TiSobest no país, realizando cuidados com excelência a todos aqueles que venham necessitar de cuidados especializados”.

As provas para Titulação ocorrem sempre no Congresso Brasileiro de Enfermagem. Este ano, excepcionalmente, haverá uma prova em julho, realizada no COREN-SP, no dia 7 de julho. O edital do Concurso para obtenção ou renovação do Título de Enfermeiro Estomaterapeuta – TiSOBEST, promovido pela Associação Brasileira de Estomaterapia está disponível no link http://sobest.com.br/texto/12

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!