São Paulo, 18 de abril de 2024
Home / Colunistas / O desafio de divulgar o conhecimento em Estomaterapia

Estomaterapia | Angela Boccara

Profa Dra Maria Angela Boccara de Paula – TiSobest
Integrante da Comissão de Ética da Sobest – Associação Brasileira de Estomaterapia. Editora da Revista Estima. Professor Doutor do Departamento de Enfermagem e Nutrição. Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano. Universidade de Taubaté - Email: [email protected]

+ postagens

O desafio de divulgar o conhecimento em Estomaterapia

A missão fundamental cumprida pela Sobest - Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências nestas quase três décadas de atividades é o desenvolvimento técnico e científico de seus associados, da comunidade de Enfermagem e de profissionais da saúde que atuam nas áreas da Especialidade.

A Sobest zela pelos conceitos estabelecidos mundialmente para a especialidade de Estomaterapia e mantém o compromisso com a ética, responsabilidade social, competência profissional e com o ensino, pesquisa e a prática baseada em evidências científicas para a formação dos profissionais.

Entendemos que ainda há muito o que fazer para garantir a assistência de milhões de pacientes em nosso país que precisam da atenção especializada do estomaterapeuta. Seguimos o trabalho ativo para a valorização profissional em diversas esferas. Por outro lado, não menos importante, continuamos o projeto de expansão das formas de divulgar e fomentar o conhecimento.

Em 2019, as Seções regionais da Sobest realizaram 28 eventos científicos em diversas cidades brasileiras. Na nossa sede, em São Paulo, realizamos nove edições do Programa Portas Abertas, com aulas teóricas e práticas, de atualização temática. Cerca de dois mil profissionais foram impactados por estas iniciativas. Entendemos, no entanto, que precisamos ultrapassar fronteiras e facilitar o acesso ao conhecimento, de acordo com a demanda de nossos colegas e a disponibilidade de tempo que as agendas e escalas permitem.

Lançamos, assim, a Academia Sobest, cursos de curta duração, no formato de videoaulas, com professores renomados, conteúdo teóricos e demonstrações práticas. É uma iniciativa da Associação Brasileira de Estomaterapia para estimular cada vez mais os estomaterapeutas e enfermeiros interessados na área a aprimorarem seus conhecimentos no campo da Estomaterapia, tanto no que diz respeito ao tratamento de lesões de pele, de pessoas com estomias, e incontinência anal e urinária.

É uma oportunidade para que todos devem desfrutar, utilizando a tecnologia que está ao nosso alcance diariamente. A Sobest, de forma bastante séria, traz os melhores profissionais das três áreas de abrangência da especialidade para contribuir com o conhecimento dos alunos, com qualidade didática, baseado nas melhores evidências. Convido a todos para conhecerem este novo projeto, que muito nos orgulha!

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!