São Paulo, 18 de abril de 2024
Home / Colunistas / A valorização da Estomaterapia, nos 30 anos da Especialidade no Brasil

Estomaterapia | Angela Boccara

Profa Dra Maria Angela Boccara de Paula – TiSobest
Integrante da Comissão de Ética da Sobest – Associação Brasileira de Estomaterapia. Editora da Revista Estima. Professor Doutor do Departamento de Enfermagem e Nutrição. Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano. Universidade de Taubaté - Email: [email protected]

+ postagens

A valorização da Estomaterapia, nos 30 anos da Especialidade no Brasil

Feliz Ano Novo! Iniciamos um novo ciclo no calendário, um novo período que sempre nos traz esperança e o desafio de sermos melhores. A Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências - Sobest renova o compromisso de construir o cuidado integral, científico e ético em benefício dos pacientes e profissionais.

Temos a satisfação de anunciar mais uma iniciativa em prol da valorização de nossa Especialidade. Nossa missão, como registrado, é o “desenvolvimento técnico e científico dos associados, da comunidade de Enfermagem e de profissionais da saúde voltados para a assistência às pessoas com estomias, fístulas, tubos, drenos, feridas agudas e crônicas e incontinência anal e urinária, nos seus aspectos preventivos, terapêuticos e de reabilitação, visando a melhoria da qualidade de vida”.

Assim, lançamos a campanha Somos Sobest, que visa estimular os enfermeiros estomaterapeutas a participarem ativamente de nossa Associação. Queremos promover o senso de pertencimento, de forma que todos se sintam parte de nossa história e da construção sólida que firmamos dentro da Enfermagem ao longo dos anos.

Em 2020, vamos celebrar os 30 anos da Estomaterapia no Brasil! Há três décadas foi criado o primeiro curso de Especialização no país, na Escola de Enfermagem da USP, pela Profa Dra Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos e pelo Dr Afonso Henrique de Souza Silva Junior. Caminhamos para comemorar, também, os 28 anos da Sobest com inúmeras conquistas.

O Brazilian Journal of Enterostomal Therapy – Revista Estima, único periódico especializado em Enfermagem em Estomaterapia da América Latina, fará 17 anos em 2020, tendo sido aprovada recentemente para compor a Base de Dados em Enfermagem (BDENF) da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS).

A titulação de especialistas em Enfermagem em Estomaterapia, conhecida como TiSobest, completará 15 anos, validando a capacitação profissional e as competências específicas técnico-científicas do profissional.

Vamos realizar, nos dias 10 e 11 de julho, o I Congresso Paulista de Estomaterapia, evento inédito. Nos últimos anos, os Simpósios regionais cumpriram seu papel de levar informação e conhecimento aos quatro cantos de nosso país. Agora, em 2020, encaramos o desafio de organizar mais um grande encontro científico, com uma programação de alto nível.

A campanha Somos Sobest também tem o objetivo de valorizar a formação responsável e de qualidade, comprometida com todas as diretrizes internacionais de nossa área. Um trabalho que vem sendo desenvolvido com muita dedicação pelo Departamento de Educação, atento às demandas dos alunos e do mercado, trabalhando ativamente na avaliação e no credenciamento dos cursos em todo o país, o que permite o reconhecimento profissional diferenciado no Brasil e no exterior, dentro da especialidade.

Desta forma, seguimos com nosso projeto de mostrar para a sociedade a importância do cuidado especializado para favorecer a reabilitação das pessoas com estomias, feridas e incontinências. E continuaremos a disseminar nossos valores: “Ética, responsabilidade social, competência profissional e compromisso com a assistência, ensino, pesquisa e com a prática baseada em evidências científicas”. Somos Sobest! E juntos somos sempre melhores!

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Por: Algelaine Pereira Conte

  1. Comentado em:

    Tenho orgulho demais de fazer parte dessa história. somossobest