Portal da Enfermagem
Apoio Cultural:
Plantão de Notícias

Fique bem informado com tudo que acontece na área da enfermagem e da saúde! Clique na notícia desejada para visualizar o texto na íntegra.






Dez mandamentos na Semana da Amamentação

8/2/2010
Divulguem   |
A A A
Semana da Amamentação

A Semana Mundial da Amamentação, comemorada de 1 a 7 de agosto, estabelecida desde 1992 pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), nesta edição de 2010 traz como tema principal “Os dez passos para o sucesso da amamentação” e conta com a adesão de 120 países e com o apoio da Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Seu objetivo é o de fortalecer e facilitar a conscientização da população sobre a importância da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida do bebê.

 

 

Por que é importante compartilhar e agir sobre esta informação

 

Bebês que são amamentados são geralmente mais saudáveis e ao atingir o crescimento e o desenvolvimento levam muita vantagem se comparados com aqueles que são alimentados com leite de fórmula.

 

Se a grande maioria dos bebês foi alimentada exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de vida - ou seja, somente leite materno, sem outros líquidos ou sólidos, nem mesmo água - estima-se que a vida de pelo menos 1,2 milhões de crianças poderia ser salva todos os anos.

 

A amamentação é a maneira natural e recomendada para a alimentação de todas as crianças.

 

Todas as mães, especialmente aqueles que não possuem confiança para amamentar, precisam de informações dos profissionais da saúde e do incentivo e apoio do pai do bebê e de seus familiares e amigos.

 

Toda pessoa tem direito à informação sobre os benefícios do aleitamento materno e os riscos da alimentação artificial. Os governos têm a responsabilidade de fornecer essa informação. Comunidades, bem como da mídia e outros canais de comunicação, podem desempenhar um papel fundamental na promoção do aleitamento materno.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é um esforço global pela UNICEF e Organização Mundial da Saúde (OMS) para implementar práticas de proteção e promoção à a amamentação. Idealizada em 1990, ela objetiva mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Para isso, foram estabelecidos os ‘Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno’.

 

Confira os dez passos abaixo e veja o vídeo de cada um deles.

Acesse - http://tensteps.org/step-1-successful-breastfeeding.shtml

Toda instituição que oferecer serviços de maternidade e de cuidados para recém-nascidos deve:

 

1 - Ter uma política de aleitamento materno escrita, que seja rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde.

 

2 - Capacitar toda a equipe de cuidados da saúde nas práticas necessárias para implementar esta política.

 

3 - Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do aleitamento materno.

 

4 - Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento do bebê.

 

5 - Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas dos filhos.

 

6 - Não oferecer a recém-nascidos bebida ou alimento que não seja o leite materno, a não ser que haja indicação médica.

 

7 - Praticar o alojamento conjunto, permitindo que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas.

 

8 - Incentivar o aleitamento materno sob livre demanda.

 

9 - Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.

 

10 - Promover grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos na alta da maternidade.




Fonte: Portal


Comentários   Clique aqui para enviar seu comentário.
O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado.


Voltar Imprimir Indicar por e-mail Comente está notícia

Cadastre-se

para receber nossos informativos >>>>>