São Paulo, 24 de abril de 2024
Home / Notícias / Brasil se prepara para ter cirurgias mais seguras

Notícias

Brasil se prepara para ter cirurgias mais seguras

17/06/2010

Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que, a cada ano, no mínimo sete milhões de pacientes que passam por cirurgias sofrem complicações em todo o mundo. Pelo menos um milhão de pessoas morrem durante ou imediatamente após um procedimento cirúrgico. Cuidados simples, como checar as informações clínicas da pessoa e do órgão a ser operado e os equipamentos médicos disponíveis, podem fazer a diferença entre o sucesso de uma cirurgia e o início de uma série de complicações para o paciente.

 

Com o objetivo de melhorar a segurança do cuidado cirúrgico em todo o mundo, definindo padrões de segurança que podem ser aplicados em todos os países, a OMS lançou a campanha "Cirurgias seguras salvam vidas" (Safe Surgery Saves Lives), que integra a Aliança Mundial pela Saúde do Paciente, iniciada 2004.

 

No Brasil, a iniciativa tem a parceria do Ministério da Saúde,  Anvisa e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) para implantar rotinas que aumentem a segurança das cirurgias.

 

“Procedimentos simples e baratos, como o check-list, quando aplicados de forma rigorosa e sistemática, proporcionam cirurgias muito mais seguras e reduzem os riscos de infecção hospitalar”, enfatiza Agnelo Queiroz, Diretor da Anvisa.

 

O foco dessa iniciativa é a adoção nos hospitais de uma “Lista de Verificações”, um “checklist” padronizado, preparado por especialistas para ajudar as equipes cirúrgicas a reduzirem as ocorrências de danos ao paciente e garantir os padrões de segurança estabelecidos para realizar procedimentos cirúrgicos. Corroborar para que os eventos adversos apresentados na sala de cirurgia e recuperação sejam registrados de forma efetiva, além de promover adequada atenção ao paciente pós cirúrgico, tanto na sala de recuperação como no leito hospitalar.

 

O Portal, sabendo da importância desta campanha e da participação da enfermagem neste contexto de segurança, disponibiliza o material aos seus internautas.

 

Manual - Cirurgias Seguras Salvam Vidas
Guia - Cirurgias Seguras Salvam Vidas
Lista de Verificações "Check-list" - Cirurgias Seguras Salvam Vidas
Cartaz -Cirurgias Seguras Salvam Vidas