São Paulo, 25 de abril de 2024
Home / Notícias / Conheça os benefícios do peixe na alimentação da semana santa

Notícias

Conheça os benefícios do peixe na alimentação da semana santa

26/03/2015

Seguindo as tradições católicas, na Sexta-Feira Santa, dia 03/04, muitos brasileiros não comerão carne, em memória à crucificação e morte de Jesus Cristo. Nessa época, os peixes viram prioridade na mesa de diversas famílias.

 

Os benefícios do alimento, inclusive do bacalhau, são vários, entre eles, o fato de possuir proteína de alto valor biológico, que é completa do ponto de vista nutricional, de acordo com Flavia Salvitti, nutricionista do Hospital San Paolo, centro hospitalar localizado na Zona Norte de São Paulo.

 

Outros motivos para que os pescados façam parte do cardápio diário, não apenas na Semana Santa, são: o baixo teor de gordura saturada, a maior proporção de ácidos graxos essenciais e a fonte de vitaminas (A, D, E), do complexo B e de minerais (cálcio, o fósforo e o ferro) que possui.

 

“Nem todas as espécies de peixes possuem a mesma composição em ácidos graxos. Há mais quantidade em espécies marinhas do que de água doce.  Já os peixes de água fria, por exemplo, são mais ricos em ácidos graxos poliinsaturados comparados aos de regiões tropicais”, declara a nutricionista.

 

A recomendação da American Heart Association (AHA) é consumir peixes pelo menos duas vezes por semana, cada porção de 100 gramas, o que equivale a um filé pequeno de peixe. A melhor maneira de preparar é assar ou grelhar. “Esse alimento oferece ao organismo maior qualidade nutricional, melhora o nível da saúde e contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares”, afirma Flávia. 

 

Em relação ao bacalhau, que é muito procurado e consumido após ser salgado e seco, a especialista afirma que deve ser consumido com moderação e em pequenas quantidades pelos indivíduos com hipertensão arterial, pois é rico em sódio. “Após passar pela dessalga, o tradicional bacalhau, assado com batatas, pimentão, ovo cozido e bastante azeite é uma ótima opção, pois alia uma fonte de carboidrato (batata) se tornando um prato completo e bem rico.”

 

Outro tipo de peixe que pode substituir o bacalhau é o robalo. Já as opções mais baratas são tainha, namorado, corvina e merluza. Abaixo, a nutricionista indica duas deliciosas receitas: a bacalhoada tradicional e a falsa bacalhoada:

 

SUGESTÕES DE RECEITA

 

Bacalhoada tradicional

 

Ingredientes

800 g de bacalhau em postas
2 cebolas 
2 tomates 
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 kg de batata 
1 xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroço
250 ml de azeite 
pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de Preparo

 

1. Numa tigela, coloque o bacalhau e cubra com água. Deixe de molho por 12 horas e troque a água cinco vezes.

 

2. Corte as cebolas e os tomates em rodelas. Corte os pimentões ao meio no sentido do comprimento. Retire as sementes e corte cada metade em cubos. Corte as azeitonas em quatro no sentido do comprimento. 

 

3. Descasque as batatas, coloque numa panela, cubra com água e adicione uma colher (chá) de sal. Leve ao fogo alto e, quando ferver, deixe cozinhar por 10 minutos. Para verificar o ponto, espete um garfo, as batatas devem estar macias. 

 

4. Escorra a água e deixe as batatas esfriarem. Corte-as em rodelas de 1 cm de espessura. 

 

5. Em outra panela, coloque o bacalhau dessalgado e cubra com água. Leve ao fogo alto e deixe ferver por 5 minutos. Desligue o fogo e escorra a água. 

 

6. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). 

 

7. Num refratário, espalhe o bacalhau e arrume todos os outros ingredientes por cima. Regue com o azeite de oliva e polvilhe com a salsinha. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno por 30 minutos. 

 

8. Retire o papel-alumínio e deixe assar por mais 15 minutos. Sirva bem quente.

 

Falsa Bacalhoada

 

Ingredientes


  • 1/2 Kg de filé de merluza
  • 1/2 Kg de batata inglesa cortadas em rodelas grossas
  • 2 cebolas picadas em rodelas grossas
  • 4 tomates maduros sem peles e sementes, picados em gomos
  • 1 pimentão vermelho fatiado
  • 1 pimentão verde fatiado
  • 1/2 xícara (chá) de azeitonas
  • 3 dentes de alho descascados
  • 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
  • Cheiro verde picadinho

 

Modo de preparo


  • Corte o alho ao meio e frite-os no azeite, em fogo baixo, até dourá-los.
  • Separe o alho do azeite e reserve-os.
  • Em uma panela, que possa ir à mesa, montar a falsa bacalhoada em camadas sucessivas de azeite (o reservado, sem os alhos), tomate, cebola, cheiro verde, pimentões, batata, filé de merluza, até acabar os ingredientes, a última camada deve ser de tomates, cebola, pimentão, cheiro verde e azeite.
  • Leve ao fogo baixo, com a panela fechada, sem adicionar água.
  • Quando as batatas estiverem quase cozidas, acrescente as azeitonas.
  • Estará pronto, quando as batatas estiverem cozidas.