São Paulo, 18 de abril de 2024
Home / Notícias / 93% das mães sentem culpa quando não podem amamentar, diz pesquisa

Notícias

93% das mães sentem culpa quando não podem amamentar, diz pesquisa

18/09/2014

No Brasil, 93% das mães afirmam que se sentiriam culpadas caso não amamentassem. O dado é de uma pesquisa que ouviu 13.169 mães e gestantes de nove países. Além do Brasil, onde 2.002 mulheres foram entrevistadas, o estudo contatou mães da China, França, Alemanha, Hungria, México, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos.

 

O levantamento foi feito pela Lansinoh Laboratórios, empresa que produz acessórios para amamentação. No Brasil, o índice de culpa relacionada à falta de amamentação é o maior em relação aos outros países que participaram da pesquisa. Na Alemanha, por exemplo, apenas 39% das mães relataram que teriam culpa caso não amamentassem.

 

No caso da assistente de monitoramento Daniele Dalto da Costa, de 24 anos, a culpa veio por não conseguir amamentar seu filho caçula, Felipe, hoje com três meses, depois de ter amamentado os dois filhos mais velhos, de 4 e de 6 anos.

 

“No primeiro, foi tranquilo, ele pegou bem. Na segunda gravidez também foi normal. Amamentei os dois até os 9 meses. Com o terceiro, tive dificuldade logo no hospital, tive que ficar dois dias a mais por causa disso”, diz. Daniele conta que Felipe não conseguia sugar o leite e que os médicos sugeriram várias estratégias, como o uso do bico de silicone e de sonda.

 

Mas, há 1,5 mês, ela recorreu à fórmula infantil para alimentar o bebê. “Senti culpa porque amamentei os outros e ele não consegui, cheguei a chorar. À noite, ele ficava bastante agitado e eu pensava que se tivesse como dar o peito, ele se acalmaria.”

 

As mães brasileiras apontaram a dor como o principal desafio relacionado com a amamentação: 47% das entrevistadas relataram essa percepção. Já o principal medo relatado pelas mães é o de não conseguir amamentar por tempo suficiente.

 

Constrangimento - O estudo também revelou que 21% das mães brasileiras consideram que amamentar em público é constrangedor. Outros 22% afirmaram que amamentar em público é inevitável; 55%  responderam que o ato é perfeitamente natural. Já 2% afirmaram que amamentar em público é errado. A pesquisa mostrou ainda que 97% das mães brasileiras consideram que a amamentação é a melhor forma de alimentar os bebês.