São Paulo, 23 de abril de 2024
Home / Notícias / Hospital São José realiza, pela primeira vez no Brasil, nova cirurgia de coluna

Notícias

Hospital São José realiza, pela primeira vez no Brasil, nova cirurgia de coluna

31/07/2014

O Hospital São José, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, realizou ontem, pela primeira vez no Brasil, a foramenaplastia, uma cirurgia minimamente invasiva para o trato de estenose – uma patologia que consiste no desgaste gradual da coluna.

 

Por via endoscópica, a técnica descomprime as vértebras afetadas com anestesia local. “A incisão é menor, por isso existe menos perda de sangue, exposição dos tecidos ao meio externo e o risco de infecção também é menor”, explica o ortopedista Wilson Dratcu, que coordenou a cirurgia realizada ontem. 

 

De acordo com o ortopedista, a técnica acaba com o estigma da cirurgia de coluna, dando uma solução para quem está sofrendo com esse problema, uma vez que a foramenaplastia também proporciona uma recuperação mais rápida e com menor dor no pós-operatório.

 

“Essa nova técnica permite que o paciente volte para casa em até 24 horas após a cirurgia e retorno ao convívio social em 30 dais”, explica o ortopedista Pil Sun Choi, um dos responsáveis por trazer a técnica para o Brasil.

 

Atualmente, outras técnicas para o trato da estenose e outros problemas de coluna, como a hérnia de disco, são realizadas por um procedimento de maior porte, com anestesia geral e cicatriz de, em média, 10 centímetros.

 

O que é a Estenose? - A estenose é o nome que se dá ao conjunto de processos do envelhecimento natural, que ocorre na coluna vertebral, tais como a degeneração dos ligamentos, diminuição da altura do intervalo entre os corpos vertebrais, com decorrente aumento além de seus limites fazendo com que haja compressão no canal central da coluna, estreitamento gradativo do canal, podendo comprometer tanto as raízes nervosas como a medula espinhal.

 

Os sintomas da estenose do canal vertebral dependem da região da coluna que é afetada, mas o principal e mais geral dos sintomas é a dor. Na maioria das vezes, a dor progride à medida que aumenta a compressão do canal vertebral e pode chegar a ser tão intensa que impede a pessoa de realizar suas atividades normais. 

 

Sobre Hospital São José - Inaugurado em 2007, o Hospital São José é um centro de excelência em cuidados avançados da saúde, dotado de estrutura completa para prevenção, diagnóstico e tratamento de alta complexidade nas especialidades de cardiologia, neurologia e ortopedia, além de se destacar como referência no atendimento internacional na área de oncologia.

 

Incorporação de tecnologia de ponta, hotelaria e qualidade no cuidado aos pacientes fazem do São José um centro de excelência no atendimento médico hospitalar, tudo isso aliado a um corpo clínico formado por renomados especialistas. Em 2011 e 2013, o Hospital recebeu a Acreditação da Joint Commission International (JCI), a mais importante entidade de certificação de qualidade em saúde do mundo que atesta a excelência em assistência oferecida, além de propiciar que as Instituições melhorem cada vez mais a segurança e a qualidade no cuidado aos pacientes.