São Paulo, 23 de abril de 2024
Home / Notícias / Presidente da FNE fala sobre 'brincadeira' de profissionais que gerou demissão

Notícias

Presidente da FNE fala sobre 'brincadeira' de profissionais que gerou demissão

15/04/2014

"É óbvio que a atitude dos profissionais foi inadequada e inconsequente em satirizar a profissão desta forma, mas temos que levar em consideração o desgaste que todos vimos sofrendo por sobrecarga de trabalho, longas jornadas e desvalorização financeira e profissional. 

 

Esta postura é fruto da necessidade urgente das entidades de enfermagem se unirem e começarem a fazer um debate profundo de reformulação de valores éticos, morais, de formação e de compromisso com a profissão, pensando em construir uma enfermagem melhor. Tenho certeza que quando fizeram esta 'brincadeira' não pensaram que teria esta repercussão e com certeza devem estar arrependidos. Fica a lição para todos, estudantes, profissionais e entidades da Enfermagem.

 

Solange Caetano, presidente da FNE (Federação Nacional dos Enfermeiros)

 

Se você ainda não conhece o caso, leia abaixo:

 

Hospital demite servidores após vídeo satirizando enfermagem cair na web


Humor é politicamente incorreto por excelência, não é mesmo?! O problema é quando um grupo de profissionais resolve, durante o expediente, fazer um vídeo satirizando a profissão da enfermagem e postar na Internet. Foi o que aconteceu com dois funcionários do Hospital Geral do Estado (HGE) de Alagoas. Eles foram demitidos!


Além disso, uma terceira servidora vai responder a um processo administrativo após a circulação do vídeo em redes sociais. A gravação foi publicada na última semana na internet e repercutiu bastante entre estudantes e profissionais da área. 

 

Clique aqui para assistir ao vídeo.


Os funcionários não tiveram os nomes revelados pela unidade de saúde e a reportagem não conseguiu contato com eles. Em tom de ironia, o enfermeiro chega a usar palavrões e termos chulos ao se referir à Florence Nightingale, enfermeira britânica que foi referência no tratamento de feridos de guerra e uma das criadoras da enfermagem moderna.


"Existiu uma senhora chamada Florence Nightingale (...). Ela inventou a enfermagem, ela já não presta por isso. Por que? Quando tinha gente doente, o que acontecia? Morria. Ninguém cuidava. Mas aí essa fia da peste (sic) se levantou de manhã e disse 'eu vou cuidar do povo' (...), aí foi e inventou o quê? O cuidado de enfermagem", diz o funcionário, simulando uma entrevista sobre a história da enfermagem.


Durante o vídeo, ele também ironiza o plantão noturno e a necessidade de ter que dar banhos em pacientes no leito. "De dia o cara trabalha e de noite o cara tem que dormir", fala um dos funcionários. "E quem quiser, que tome banho em casa", complementa a outra.


A assessoria de comunicação do HGE informou que a Coordenação de Enfermagem confirma que o vídeo foi gravado na unidade e que as providências já foram tomadas. Dois dos funcionários que aparecem no vídeo são ténicos auxiliares de enfermagem e tiveram o contrato rescindido. A terceira, que é enfermeira, era efetiva e está respondendo a um processo administrativo.


Reação da categoria - Nas redes sociais, enfermeiros, estudantes e técnicos compartilharam o vídeo indignados. À reportagem, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros em Alagoas, Renilda Barreto, afirmou que ficou muito triste e chateada quando assistiu ao vídeo. "Eu me senti super mal. Tenho 25 anos de enfermagem e sou apaixonada pelo que faço e o maior respeito pela profissão. Chegamos a falar com eles [que aparecem no vídeo] e eles disseram que foi tudo uma brincadeira, mas nada justifica essa atitude, ainda mais que as coisas se propagam muito rápido nas redes sociais hoje em dia", afirmou.


A presidente disse ainda que apesar das dificuldades enfrentadas em plantões, todos que escolhem a profissão sabem o que vão enfrentar. "A gente repudia qualquer atitude que venha a macular a imagem da enfermagem. Plantão noturno e banho no leito fazem parte da nossa profissão, que é a única entre todas da saúde que trabalha 24 horas ao lado do paciente", destacou.


Segundo Renilda, o Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren) também está tomando as medidas cabíveis. "Não podemos adiantar nenhuma informação, porque é um processo interno, mas devem, no mínimo, um pedido de retratação a todos".