São Paulo, 23 de abril de 2024
Home / Notícias / Calçados em ambiente hospitalar – segurança e conforto para a enfermagem

Notícias

Calçados em ambiente hospitalar – segurança e conforto para a enfermagem

01/12/2009

Profissionais da enfermagem, assim como outros mais da saúde, necessitam de vestimenta específica para o ambiente hospitalar. O uniforme do profissional da área de saúde também deve ser confeccionado atendendo a algumas peculiaridades, como por exemplo, a necessidade de ser produzido de maneira que evite a proliferação de fungos, bactérias e infecções no ambiente hospitalar. E para a segurança e a qualidade desses trabalhadores, os calçados devem ser altamente confortáveis e passíveis de inúmeras esterilizações.

 

Devido à importância do tema, a NR 32, Norma Regulamentadora que visa estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança dos trabalhadores do setor de saúde, com o respaldo da Organização Mundial de Saúde (OMS), estabeleceu, entre outras medidas, que, em hipótese alguma, médicos e enfermeiros devem estar no seu ambiente de trabalho com sapatos abertos ou que contenham qualquer tipo de orifício que permita a circulação de ar e a provável proliferação de bactérias.

 

A grande dificuldade desses trabalhadores, porém, é encontrar opções de calçados confortáveis e que atendam a NR 32. Sapatos apertados ou grandes demais comprometem a saúde dos pés, podendo prejudicar a coluna, a circulação sanguínea e causar bolhas e calos. Além disso, é imprescindível que o profissional use um calçado que tenha o tamanho do salto ideal para não cansar a panturrilha e ofereça diversas opções de numeração. Em virtude dessa carência no mercado interno, muitos profissionais usam produtos desconfortáveis, modelos que causam dores, bromidrose (odor nos pés), feitos com material pouco resistente e que não podem ser lavados e esterilizados corretamente.

 

Diante desta realidade e com o propósito de apresentar alternativas, a indústria brasileira de calçados, que é considerada a terceira maior do mundo, sai na frente de muitos países e mostra que tem tecnologia e mão-de-obra qualificadas para oferecer um produto adequado para esse segmento profissional. Acaba de ser lançado o Isocalce, de calçado que visa atender às necessidades de enfermeiros e demais profissionais que permanecem muitas horas em pé.

 

 

Novidade brasileira

Um lançamento que promete segurança e conforto é o calçado unissex Isocalce, feito de TPE, ou seja, um termoplástico de polimérico (mesmo material do êmbulo das seringas), flexível, de tecnologia nacional e aprovado, inclusive, com o selo IBTeC – Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos e o Certificado de Aprovação (25479) do Ministério do Trabalho e Emprego.

 

Além disso, o modelo obedece às especificações da NR-32, não é descartável e não desenvolve bactérias por não ser poroso. Ele é anatômico e ortopédico, pois foi elaborado para distribuir o peso do corpo 50% na região do calcanhar e 50% na planta dos pés, o que resulta em muito conforto. Em muitos casos pode auxiliar no tratamento de pés planos (chatos).

 

Este novo produto brasileiro é impermeável, possui um solado antiderrapante (para pisos secos), utiliza pequenas saliências para ativar a circulação do sangue e pode ser esterilizado inúmeras vezes em autoclave, a uma temperatura de 134º, sem prejudicar a sua forma.