São Paulo, 25 de abril de 2024
Home / Notícias / Segurança do paciente: realizada primeira reunião do Comitê

Notícias

Segurança do paciente: realizada primeira reunião do Comitê

16/05/2013

 

Foi realizada, no dia 13/5, a 1ª Reunião do Comitê de Implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (CIPNSP). No encontro, foram definidas as bases de trabalho do Comitê, apresentados sua organização e funcionamento, além de apreciado o Protocolo de Prática de Higiene das Mãos em Serviços de Saúde.


O Comitê discutiu o processo de consulta pública de outros protocolos no âmbito do PNSP. Os membros deliberaram ainda pela organização de grupos de trabalho para tarefas específicas relacionadas aos objetivos do Programa Nacional de Segurança do Paciente, como sensibilização e disseminação do PNSP e implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente.


O Comitê de Implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente é uma instância colegiada de caráter consultivo, instituído pela portaria ministerial nº 529, de 1º de abril de 2013. Sua finalidade é promover ações que visem a melhoria da segurança do cuidado em saúde, através de processo de construção consensual entre os diversos atores que dele participam.


Coordenado pela Anvisa, o Comitê é composto ainda por representantes das seguintes instituições: Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Conselho Federal de Odontologia (CFO), Conselho Federal de Farmácia (CFF), Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), Hospital Sírio – Libanês, Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) e Fundação Getúlio Vargas.