Portal da Enfermagem
Apoio Cultural:
Plantão de Notícias

Fique bem informado com tudo que acontece na área da enfermagem e da saúde! Clique na notícia desejada para visualizar o texto na íntegra.






Segurança do paciente: realizada primeira reunião do Comitê

5/16/2013
Divulguem   |
A A A
Segurança do paciente

 

Foi realizada, no dia 13/5, a 1ª Reunião do Comitê de Implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (CIPNSP). No encontro, foram definidas as bases de trabalho do Comitê, apresentados sua organização e funcionamento, além de apreciado o Protocolo de Prática de Higiene das Mãos em Serviços de Saúde.


O Comitê discutiu o processo de consulta pública de outros protocolos no âmbito do PNSP. Os membros deliberaram ainda pela organização de grupos de trabalho para tarefas específicas relacionadas aos objetivos do Programa Nacional de Segurança do Paciente, como sensibilização e disseminação do PNSP e implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente.


O Comitê de Implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente é uma instância colegiada de caráter consultivo, instituído pela portaria ministerial nº 529, de 1º de abril de 2013. Sua finalidade é promover ações que visem a melhoria da segurança do cuidado em saúde, através de processo de construção consensual entre os diversos atores que dele participam.


Coordenado pela Anvisa, o Comitê é composto ainda por representantes das seguintes instituições: Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Conselho Federal de Odontologia (CFO), Conselho Federal de Farmácia (CFF), Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), Hospital Sírio – Libanês, Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) e Fundação Getúlio Vargas.

 




Fonte: Anvisa | Portal da Enfermagem


Comentários   Clique aqui para enviar seu comentário.
O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado.


Voltar Imprimir Indicar por e-mail Comente está notícia

Cadastre-se

para receber nossos informativos >>>>>