São Paulo, 17 de abril de 2024
Home / Notícias / Semana da Enfermagem: comemorações, cursos, palestras por todo o Brasil

Notícias

Semana da Enfermagem: comemorações, cursos, palestras por todo o Brasil

13/05/2013

 

No mês de maio é comemorada a "Semana da Enfermagem". Com o objetivo de marcar a data com atividades culturais e científicas a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) elaborou uma programação especial para enfermeiros, acadêmicos, auxiliares e técnicos de enfermagem. É a 74ª Semana da Enfermagem, que terá atividades de 14 a 16 de maio, na Santa Casa e no Hospital do Câncer de Londrina. As inscrições vão até o dia 13 desse mês e custam 10 reais (acadêmicos, auxiliares e técnicos de enfermagem) ou 15 reais (enfermeiros). Sócios da ABEn são isentos. 


E de 22 a 24 de maio, no Hospital Universitário, será realizado o XV Encontro Científico de Enfermagem, que nessa edição segue o tema central da Semana da ABEn. O objetivo é refletir sobre a consciência profissional da enfermagem no cuidado com a vida e oportunizar à equipe de enfermagem e alunos o aprimoramento em temas relacionados à prática clínica. 

 

No Encontro do HU estão previstos três minicursos e uma palestra. 

 

Programação: 


22 e 23/05 (19h) – minicurso "Noções básicas de ventilação mecânica" com o Enf. Ms. Percival Vitorino Guimarães. Local: sala de Treinamento DEPE – 3º andar, prédio administrativo HU. 


22/05 (19h) – minicurso "Manuseio de sondas, drenos e cateteres" com a Profª. Ms. Maria Cristina Ferreira Fontes. Local: auditório do Hemocentro. 


23/05 (19h) – minicurso "Interpretação básica de eletrocardiograma" com o Enf. Ms. Carlos Aparecido de Oliveira. Local: auditório do Hemocentro.


Santa Catarina - A Semana Brasileira de Enfermagem inicia nesta segunda-feira (13) e inclui mais de 100 atividades em diversas cidades de Santa Catarina destinadas a profissionais e estudantes da área. Entre as atrações estão cursos, palestras, conferências e mesas-redondas. Algumas das atividades são gratuitas e o objetivo é atualizar enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagens sobre práticas e legislações.


A temática da edição deste ano é "Consciência Profissional e a Enfermagem no Cuidado com a Vida" e estudantes de cursos de graduação também podem participar das atividades da Semana. A abertura oficial ocorre às 9h, no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis.  


Tatuí fez sua primeira Semana da Enfermagem 


A 1ª edição da Semana da Enfermagem de Tatuí (SP) reuniu estudantes e profissionais da área a partir do dia 06/05. Realizado até dia 09/05, o ciclo de palestras gratuitas foi promovido no Centro Cultural da cidade, localizado na Praça Martinho Guedes, nº 12, Centro. No encontro, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e estudantes do segmento tiveram a oportunidade de atualizar seus conhecimentos.


As abordagens trataram de atendimento de urgência e emergência, atendimento pré-hospitalar, protocolo e acolhimento ao paciente queimado, avaliação e tratamento de feridas, além do novo calendário de vacinação no estado de São Paulo.


A ação foi idealizada pela prefeitura do município em conjunto com a coordenação do Pronto Socorro Municipal, a CCR/SP Vias e a Unimed.


Acompanhe mais informações sobre as Semanas da Enfermagem aqui no nosso portal!