São Paulo, 20 de abril de 2024
Home / Notícias / Em Pernambuco, FormaSUS cria bolsas de estudo na rede privada

Notícias

Em Pernambuco, FormaSUS cria bolsas de estudo na rede privada

06/03/2012

O governador do Pernanmbuco, Eduardo Campos, e o secretário de Saúde, Antonio Carlos Figueira, lançaram o programa FormaSUS, que garantirá a alunos da rede pública de ensino a formação integral e gratuita em cursos de saúde mantidos por instituições privadas. Inicialmente, 17 centros de ensino superior e 34 de nível técnico já aderiram ao programa, oferecendo 304 bolsas de estudo para áreas como medicina, enfermagem, odontologia, radiologia e análises clínicas. O objetivo do projeto é ampliar a formação de mão de obra qualificada para o SUS, além de possibilitar a inclusão social de jovens de baixa renda.

 

O programa surgiu da necessidade de uma contrapartida, por parte das instituições privadas, à Rede Estadual de Saúde, que oferece, gratuitamente, 3.043 vagas de estágio curricular obrigatório a alunos da graduação, que assistem a aulas e aprendem na prática em atividades desenvolvidas em hospitais, UPAs e laboratórios e nos mais diversos programas. “É em hospitais como Restauração, Getúlio Vargas, Otávio de Freitas, Barão de Lucena e Agamenon Magalhães que esses estudantes se tornam profissionais. Então, nada mais justo que faculdades como Esuda, Guararapes, Maurício de Nassau e Funeso ofereçam, como contrapartida, a formação de saúde a jovens cuja renda não permite o acesso. Essa proposta, que não gerará nenhum custo adicional para o Estado, foi prontamente aceita pelas universidades e centros de ensino”, explicou Figueira.

 

A quantidade de vagas abertas se deu pelo seguinte cálculo: a cada 10 alunos que uma instituição privada encaminhar para estágio curricular no SUS, uma bolsa integral (equivalente a 10%) deverá ser criada para alunos da rede pública. Como, atualmente, no SUS, há 3.043 vagas de estágio disponíveis para alunos de escolas privadas, já estão asseguradas 304 bolsas. “Mais universidades, faculdades e escolas técnicas vão aderir ao programa. Com isso, a expectativa é ampliar a quantidade de bolsas consideravelmente ao longo dos períodos letivos”, diz o secretário.

 

As bolsas oferecidas pelo FormaSUS estarão divididas em duas categorias: As de ensino superior, como Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Farmácia, Biomedicina, Serviço Social e Psicologia, e as para os cursos técnicos, nas áreas de Enfermagem, Radiologia, Análises Clínicas, Segurança do Trabalho e Saúde Bucal.

 

Seleção

O processo de seleção para o Programa FormaSUS seguirá o cadastro de alunos que se inscreveram no Programa Universidade para Todos (Prouni) do Governo Federal, por ordem de classificação. Dentro do seu cadastro, o Prouni selecionará para o FormaSUS jovens com as melhores classificações para os cursos da área de saúde e que residam em Pernambuco. Esses novos bolsistas serão conhecidos na divulgação da próxima lista de aprovados do programa federal, no segundo semestre.

 

Para se inscrever no Prouni, o aluno deverá se submeter ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter obtido pontuação mínima de 400 pontos na média das provas e atender, pelo menos, a um dos seguintes pré-requisitos: renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos; ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o ensino médio em escola privada com bolsa integral.