São Paulo, 20 de abril de 2024
Home / Notícias / Iniciativa da Unicamp reúne projetos relacionados a memórias da pandemia

Notícias

Iniciativa da Unicamp reúne projetos relacionados a memórias da pandemia

10/11/2021

Agência FAPESP* – O Centro de Humanidades Digitais (CHD), vinculado ao Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-Unicamp), tem mapeado projetos de profissionais e instituições de diferentes áreas que arquivam experiências de pessoas durante a pandemia de COVID-19.


Dentre os projetos catalogados pelos profissionais do CHD há, por exemplo, trabalhos voltados para a coleta de narrativas sobre maternidade na pandemia e estudos sobre o enfrentamento da COVID-19 em favelas.


O acervo recebeu o nome de CoronaArquivo e está disponível no site do CHD. Entre os conteúdos já incluídos há podcasts, livros, cartas e narrativas de história oral.


Os pesquisadores do CHD desenvolvem um trabalho interativo na catalogação dos projetos: ao mesmo tempo em que monitoram a ocorrência de eventos e pesquisas voltados para a memória da pandemia, recebem contribuições do público para o processo de catalogação.


Após realizarem um tratamento dos dados, que incluem a descrição dos nomes, Estados de origem e formas de coleta de cada projeto, os pesquisadores apresentam as informações ao público com uma linguagem dinâmica.


O CoronaArquivo está em constante processo de avaliação e seus pesquisadores pretendem utilizar outros programas de tratamento de dados.


Interessados que organizam projetos de memória da pandemia do novo coronavírus ou conhecem algum trabalho que ainda não esteja no site da iniciativa podem contribuir para a catalogação de novos projetos ao preencher formulário on-line.


* Com informações do site Café História.



Fonte: Agência Fapesp | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!