São Paulo, 16 de abril de 2024
Home / Notícias / Curso treinará profissionais de saúde para prescrever e dispensar medicamentos de forma correta

Notícias

Curso treinará profissionais de saúde para prescrever e dispensar medicamentos de forma correta

23/08/2021

Agência FAPESP – O Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) promove, entre 13 de setembro e 6 de dezembro de 2021, o curso “Farmacologia Clínica: Uso Racional de Medicamentos”.


Voltado a profissionais da área da saúde que lidam com a prescrição e dispensação de medicamentos, como médicos, dentistas, farmacêuticos e enfermeiros, o curso será realizado a distância por meio da plataforma Moodle.


O objetivo é promover a individualização na prescrição de medicamentos, levando em consideração as características do paciente para otimizar o tratamento, o que pode gerar redução de custos com saúde, internações, tempo de permanência hospitalar, além de poder evitar procedimentos clínicos e cirúrgicos dispendiosos.


Os participantes receberão informações para fazer uma prescrição correta, sabendo indicar doses adequadas, pelo tempo necessário, usando como base análises do histórico farmacoterapêutico, da situação geral e das necessidades individuais do paciente. A programação inclui exercícios semanais, salas de bate-papo e aulas teóricas em vídeo, que ficam gravadas e podem ser consultadas a qualquer momento durante o curso.


As inscrições podem ser feitas até 30 de agosto, por meio de formulário on-line. A taxa de inscrição custa R$ 150.


São oferecidas 400 vagas, sendo 40 gratuitas. Para solicitar isenção do valor do curso, é preciso enviar um e-mail ao professor Moacyr Luiz Aizenstein (aizenst@icb.usp.br), do ICB-USP. Será avaliada a condição socioeconômica do interessado e, em caso de empate entre candidatos, haverá uma análise dos currículos.


Serão fornecidos certificados aos alunos que participarem de pelo menos 75% das aulas e que obtiverem um aproveitamento de no mínimo 50% nos exercícios.

 

(foto: Pixabay)



Fonte: Agência Fapesp | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!