São Paulo, 25 de abril de 2024
Home / Notícias / Centro de Química Medicinal fornece insumos para 400 mil testes de saliva usados na detecção da COVID-19

Notícias

Centro de Química Medicinal fornece insumos para 400 mil testes de saliva usados na detecção da COVID-19

27/01/2021

Centro de Química Medicinal da Universidade Estadual de Campinas (CQMED-Unicamp) desenvolveu um protocolo de produção de enzimas de alta especificidade para ser usado na testagem de COVID-19 em amostras de saliva. A primeira entrega gerou insumos para 400 mil testes e foi entregue para a empresa parceira Mendelics Análise Genômica em dezembro último. A fabricação foi feita em menos de dois meses e a expectativa é produzir enzimas para mais 200 mil testes até o fim de janeiro.

 

O CQMED é financiado pela FAPESP por meio do Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE). “Durante o desenvolvimento das enzimas, nossa equipe simultaneamente abreviou o processo de produção e aumentou a pureza do material. Desde o lote-piloto, já verificamos que a qualidade das enzimas é equivalente à das importadas”, diz Katlin Massirer, pesquisadora do CQMED e coordenadora do projeto na Unicamp.

 

As enzimas foram validadas para equivalência com as importadas pelo laboratório clínico Mendelics, utilizando amostras de saliva que chegam diariamente de todo o Brasil ao laboratório no bairro de Santana, em São Paulo.

 

O laboratório Mendelics está realizando atualmente 90 mil testes por mês e a escalabilidade dos reagentes é um passo importante para a autonomia do país. O desenvolvimento contribui para ampliar a capacidade de testagem em massa, considerada ainda um dos gargalos para a definição de políticas públicas de enfrentamento da pandemia de COVID-19.

 

O teste de saliva, chamado RT-LAMP, tem a mesma qualidade que o RT-PCR, e está possibilitando a testagem em locais com menos recursos no país. “O RT-LAMP é mais rápido e mais barato, pois baseia-se no uso de enzimas de alta especificidade e dispensa o uso de equipamentos caros”, explica Mario Bengtson, professor do Instituto de Biologia da Unicamp e pesquisador principal do projeto.

 

O procedimento de teste RT-LAMP executado pela Mendelics foi recentemente publicado de forma aberta na plataforma medRxiv. O projeto é resultado da parceria do CQMED com a empresa Mendelics Análise Genômica e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

 

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Unicamp



Fonte: Agência Fapesp | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!