São Paulo, 29 de março de 2024
Home / Notícias / Enfermagem Forense em destaque no CONDEPE 2019

Notícias

Enfermagem Forense em destaque no CONDEPE 2019

19/02/2019

Nos dias 23 e 24 de abril de 2019, o Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem, CONDEPE, colocará em discussão temas da maior relevância sobre qualificação da assistência aos pacientes, por intermédio da capacitação continuada de enfermeiros, técnicos e auxiliares. Um dos painéis mais aguardados é o da Carmela  Lília Espósito de Alencar Fernandes, presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense e Mestre em Perícias Forense pela Universidade de Pernambuco.


A abordagem central passará pelo adequado procedimento profissional diante de quadros de violência, e pela prevenção da mesma. Garantindo cuidados à vítima e a perpetradores. Preservando os vestígios da violência e garantindo uma cadeia de custódia fidedigna. Manutenção do histórico de enfermagem, história cronológica e as evidências ou provas de um acontecimento de um trauma ou causas externas.

 

Nos tempos de hoje, em que crescem absurdamente episódios de agressão e de feminicídio, é imperativo saber como proceder para atender trâmites legais e uma interlocução ágil e resolutiva com as diversas instâncias da Justiça. O profissional também deve estar apto à provocação de provas científicas e ao recolhimento de vestígios.

 

“A enfermagem forense é a área responsável pela preservação de todo o ciclo de evidências e vestígios que são encontrados no paciente após um trauma, atuando no sentido de incriminar ou inocentar o agressor”, argumenta Carmela.

 

Ela ressalta ainda que todo enfermeiro, ao prestar atendimento primário ao paciente, deve possuir conhecimentos científicos para colher eventuais indícios de violência física.

 

A especialidade forense está muito presente na área de enfermagem, já que são esses profissionais os primeiros a atender vítimas de violência. Carmela frisa ainda que não há treinamento adequado à realização de atendimento coerente e à correta notificação compulsória, ou seja, o registro às autoridades.

 

Sobre o CONDEPE

 

Com temas totalmente voltados ao desenvolvimento de competências e habilidades, o CONDEPE – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem é um evento de proporção nacional para Enfermeiros, Obstetrizes, Técnicos, Auxiliares e Estudantes de Enfermagem. A segunda edição, que será realizada nos dias 23 e 24 de abril de 2019, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, promete fazer deste o maior encontro de Enfermagem da América Latina!

 

O Congresso contará com diversas palestras e demonstrações práticas que visam a capacitação e desenvolvimento continuado dos profissionais deste importante campo da assistência e cuidado aos pacientes.

 

Site: www.condepe.com.br



Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!