São Paulo, 29 de março de 2024
Home / Notícias / Pesquisadores espanhóis trabalham em vacina global contra o ebola

Notícias

Pesquisadores espanhóis trabalham em vacina global contra o ebola

12/07/2018

Uma equipe de pesquisadores espanhóis está trabalhando em uma vacina global contra o vírus do ebola, que nos últimos anos causou estragos na África e inclusive um contágio na Espanha, anunciou um hospital de Madri nesta quarta-feira (11). Atualmente existe uma vacina, mas só contra uma das cinco cepas desta febre hemorrágica, a variedade conhecida como Zaire.

 

A vacina rVSVSV-ZEBOV, sob licença do laboratório americano Merck & Co, foi administrada em maio passado na República Democrática do Congo (RDC), para evitar a repetição de uma epidemia que entre 2013 e 2016 deixou mais de 11.300 mortos na África Ocidental.


Ebola: doença atinge República Democrática do Congo (Foto: Alexandre Mauro/G1)
Ebola: doença atinge República Democrática do Congo (Foto: Alexandre Mauro/G1)

O hospital público 12 de Octubre, em colaboração com outros dois centros madrilenhos, trabalha há meses com amostras de três pacientes tratados com sucesso na Espanha. Rafael Delgado, o pesquisador principal, explicou à imprensa que a dificuldade está no fato de que o vírus se protege com proteínas que servem de escudo, e só expõe suas zonas vulneráveis durante um curto espaço de tempo, o que dificulta a ação do sistema imunológico.

 

No entanto, os pesquisadores descobriram que os três pacientes tratados na Espanha tinham produzido em seu organismo anticorpos "muito efetivos" contra a doença, embora "em pequena quantidade" e só contra a variedade Zaire, com a qual se contagiaram.

 

O objetivo a partir de agora, acrescentou Delgado, é produzir esses anticorpos em maior quantidade, e de uma forma em que sejam eficazes contra as cinco cepas do vírus. "O desafio é produzir estes anticorpos em maior escala, através de uma vacina", disse Delgado, chefe de microbiologia do Hospital 12 de Octubre. O pesquisador apontou que a equipe espera ter resultados dos testes realizados com ratos em um ano.

 

Segundo ele, esta técnica que consiste em buscar a melhor forma de atacar os pontos vulneráveis dos vírus poderia dar pistas para combater outras doenças, como o HIV e a gripe.



Fonte: Bem Estar | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!